Militar russo do 25.º Exército de Armas Combinadas prepara carga explosiva para drone "Molniya-2" no Leste da Ucrânia
Preparação de um "drone" de ataque "Molniya-2" ("Молния-2") por um militar do 37.º Regimento de Infantaria ("37-го мотострелкового полка", 37 мсп) da 67.ª Divisão de Infantaria Motorizada ("67-й мотострелковой дивизии", 67-я МсД) do 25.º Exército de Armas Combinadas ("25-я общевойсковая армия", 25 ОА) das Forças da Federação Russa, na região da linha da frente de Lyman ("Лиман") no Leste da Ucrânia, a 4 de Dezembro de 2025.
A carga a ser preparada e colocada na secção frontal do "drone", envolvida em fita transparente, aparenta ser composta por "sticks" de amonita (Amonite Nº 6ZhV, "Аммонит №6ЖВ"), tipicamente com um peso unitário de 200 gramas e um diâmetro de 31-32mm (e um comprimento entre 20,8 e 26,5 cm, conforme densidade). Trata-se de um explosivo industrial secundário (de ruptura), composto por uma mistura de 79% de nitrato de amónio e 21% de TNT, sendo comum no uso civil em pedreiras, minas a céu aberto e trabalhos de terraplanagem, bem como para a demolição de estruturas.
Os "Molniya" ("Raio"/"Relâmpago") são concebidos para serem leves e de fácil transporte, sendo construídos a partir de materiais como madeira de balsa, contraplacado, espuma de poliuretano e segmentos tubulares de alumínio. São transportados em secções desmontadas e posteriormente montados no terreno, sendo lançados através de uma catapulta pneumática portátil.
O seu primeiro modelo, referenciado em uso no Teatro de Operações da Ucrânia desde Maio de 2024, monomotor (com motor eléctrico no nariz), com um comprimento de cerca de 1,2 metros e uma envergadura de asa de 1,5 a 1,8 metros, uma velocidade na ordem dos 70 a 85 km/h, um alcance de 30-40 km, tem uma capacidade de carga de 3 a 5 kg. Um segundo modelo, "Molniya-2", referenciado no mesmo Teatro de Operações desde o Outono de 2024, bimotor (com um motor eléctrico em nacelas sob cada uma das asas), com um comprimento de cerca de 1,5 a 1,7 metros e uma envergadura de asa de 2,2 a 2,5 metros, uma velocidade na ordem dos 80 a 100 km/h, um alcance de 30-40 km, tem uma capacidade de carga de 6 a 10 kg (podendo ser armado com uma mina anti-carro TM-62).
Fotos por Sergey Bobylev | RIA Novosti ("РИА Новости")
Detalhe ampliado da preparação carga no drone "Molniya-2" seleccionado e editado por "Espada & Escudo". Foto de referência "sticks" de amonita (Amonite Nº 6ZhV, "Аммонит №6ЖВ") via MiningWiki (RU)
Emblema do 37.º Regimento de Infantaria ("37-го мотострелкового полка", 37 мсп)








Comentários