Ataque de saturação Russo atinge complexo ferroviário Ucraniano de Fastiv
Fastiv, Kyiv, Ucrânia
6 de Dezembro de 2025
Unidades Múltiplas Eléctricas ER9 (modernizadas) ucranianas após o ataque da noite de 5 para 6 de Dezembro de 2025, com mísseis e "drones", das Forças Armadas da Federação Russa, tendo por objectivo a infraestrutura crítica de transporte e manutenção do complexo ferroviário da estação de Fastiv ("Фастів"), georreferenciação 50.079288015149054, 29.930390616718284 , a cerca de 60 km a Sudoeste do centro da capital Kyiv, na Ucrânia.
Tratou-se de um ataque de saturação, com mísseis e "drones", conduzidos sobre objectivos em oito regiões da Ucrânia, abrangendo uma faixa geográfica que se estendeu de Lviv, no extremo-ocidente, até Kharkiv, no nordeste e à região costeira sul, em Odesa
A estação de "Fastiv I" compreende a interligação de quatro nós electrificados (Kozyatyn I, Zhytomyr, Kyiv-Volynskyi e Myronivka) posicionando-a como um ponto de passagem obrigatório e de distribuição de tráfego (passageiros e carga) entre o Oeste, o Norte e o Sul da região de Kyiv e arredores. Trata-se de uma plataforma de desembarque e transbordo de recursos, incluindo equipamento militar, munições, combustível e ajuda humanitária, antes da sua distribuição final por estrada ou linhas secundárias para a região de Kyiv e para a Frente Leste e Norte.
Para além da sua função como nó ferroviário estratégico, com linhas específicas para a manobra e composição ou desagregação dos comboios para o tráfego e distribuição de carga e recursos (incluindo logística militar), a estação e complexo de Fastiv I possui infraestruturas e equipas de suporte essenciais para a manutenção e operacionalidade da rede e meios ferroviários ucranianos - compreendendo equipas técnicas, oficinas especializadas e depósito de material circulante ("Motorvahonne Depo Fastiv-1", "Моторвагонне депо Фастів-1"; historicamente "TCh-1 Fastiv", "ТЧ-1 Фастів").
A plataforma ER9 ("ЭР9"), de 25 kV (50 Hz AC), originalmente produzida pela Fábrica de Comboios de Riga ("Rīgas Vagonbūves Rūpnīca", RVR), na República Socialista Soviética da Letónia, teve o seu primeiro modelo produzido em série desde 1964. A variante M iniciou produção em 1976, a partir de 1981 produziria a variante E, tendo a produção desta plataforma pela unidade industrial letã terminado com a variante T em 1996 (iniciada em 1988).
A empresa estatal de caminhos de ferro da Ucrânia, Ukrzaliznytsia ("Укрзалізниця"), opera as ER9 (variantes P, M, E e T), com um inventário histórico superior a uma centena, como o principal meio dos seus serviços suburbanos e regionais, tendo procedido, desde a década de 2010, a um alargado programa de modernização, compreendendo novos postos de condução, sistemas electrónicos de controlo e monitorização, melhoria de design e conforto interior (iluminação, assentos, janelas e portas, aquecimento e ventilação, etc). Tem capacidade para atingir uma velocidade máxima de 120 a 130 km/h, com composições típicas de 10 vagões (6 motorizados e 4 reboques) com uma potência instalada total de aproximadamente 4800 kW. Foram entregues, até Outubro de 2025, 46 unidades modernizadas.
Este ataque de saturação da Federação Russa envolveu 704 vectores — compreendendo 653 "drones" Shahed e Gerbera (lançados principalmente de áreas russas e da Crimeia ocupada), complementados por 51 mísseis, incluindo 3 mísseis aerobalísticos Kh-47M2 Kinzhal (com meios de projecção a operar de Ryazan e Tambov), 14 mísseis balísticos Iskander-M/KN-23 (projectados de várias regiões russas e da Crimeia) e 34 mísseis de cruzeiro Kh-101, Iskander-K e Kalibr (a partir de meios a operar de Rostov e do Mar Negro). O ataque, focado em infraestruturas críticas de energia e transporte, alcançou objectivos nas regiões de Kyiv, Dnipropetrovsk, Odesa, Chernihiv, Lviv, Volyn, Kharkiv e Mykolaiv, provocando, entre outros danos, cortes alargados de fornecimento de energia eléctrica.
Foto por Valentyn Ogirenko | Reuters
Ortofotomapa do complexo ferroviário de Fastiv, Ucrânia, via Google Maps (04 Abril 2018)
Foto de referência de uma ER9 (ЕР9М-501) modernizada, da empresa estatal de caminhos de ferro da Ucrânia, Ukrzaliznytsia ("Укрзалізниця"), em Agosto de 2021, na estação de Kyiv. Foto por Volodymyr Krynytskyi



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