Lama de Outono e a logística da 93.ª Brigada ucraniana com protecção electrónica e cinética contra drones
Kostiantynivka, Donetsk, Ucrânia
27 de Novembro de 2025
Meios e acções logísticas da 93.ª Brigada Mecanizada "Kholodnyi Yar" ("93-тя окрема механізована бригада «Холодний Яр»", 93 OMBr, А1302) das Forças Armadas da Ucrânia na região da linha da frente de Kostiantynivka ("Костянтинівка"), a cerca de 22 km a Leste de Bakhmut, Donetsk, Leste da Ucrânia, a 27 de Novembro de 2025. A condição, típica de final de Outono (e do início de Primavera), de chuva e neve provocando extensões de lama, é designada em ucraniano por Bezdorizhzhia, "Бездоріжжя", literalmente "sem estradas" (e em russo por Rasputitsa, "Распутица", literalmente "tempo das estradas desfeitas").
No topo da cabina das "pickup" 4x4 Nissan Navara (uma delas envolvida por grelhas de protecção), bem como na dianteira da "moto-quatro" (ATV), podemos observar diferentes sistemas de antenas (verticais e sob estruturas de protecção esféricas) de empastelamento ("jamming") contra as frequências de operação e navegação de drones. Um dos militares apeados está armado com uma caçadeira semi-automática calibre 12, Typhoon Defence F12, de origem turca, com opções de carregador de 10 e 20 munições, aqui equipada com óptica "red dot" sobre calha a superior Picatinny, usada como protecção cinética de última linha contra drones.
O título honorífico "Kholodny Yar" ("Холодний Яр"), atribuído à 93.ª Brigada Mecanizada, reporta ao contexto histórico de 1919 a 1922, da República auto-proclamada com tal nome e que corresponde ao último território a resistir à incorporação ucraniana na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).


.jpg)

.png)
Comentários