Ataque de dois atiradores sobre o evento judaico de Hanukkah na Austrália


Praia de Bondi, Sydney, Austrália
14 de Dezembro de 2025

A 14 de Dezembro de 2025, cerca das 18:47 locais (UTC +11:00), na Praia de Bondi, Sydney, Austrália, dois homens, de 50 e 24 anos, pai e filho, Sajid Akram e Naveed Akram, abriram fogo com armas longas sobre a multidão que assistia ao evento de Hanukkah, o festival judaico das luzes, provocando 15 mortos e 42 feridos. Os atiradores seriam neutralizados, cerca de 11 minutos depois, por acção policial da "New South Wales Police Force", tendo Sajid Akram morrido (após ter sido antes desarmado por um popular) e Naveed Akram sido ferido e detido.
No detalhe aproximado do vídeo podemos observar Naveed Akram, sobre a ponte pedonal junto a Archer Park, georreferenciação -33.8893634102854, 151.27825027776453, a cerca de 120 a 180 metros do areal da Praia de Bondi, disparando uma espingarda de acção por culatra manual (rectilínea) Beretta modelo BRX1, carregador de 5 munições, provavelmente em calibre .308 Winchester ou .30-06 Springfield, com coronha sintética (polímero) equipada com óptica red dot Aimpoint H-2/1. A cadência dos 4 tiros é típica da operação de uma culatra rectilínea e comum na prática cinegético, para a qual este modelo foi projectado. Os atiradores contavam ainda com caçadeiras calibre 12 e bandoleiras/bolsas com as respectivas munições.
O evento de Hanukkah ("חֲנֻכָּה", literalmente "dedicação") na Praia de Bondi, tradicionalmente organizado pelo Chabad Bondi (a comunidade local do movimento judaico ortodoxo Chabad Lubavitch), teve uma afluência estimada de 1 000 pessoas, com início cerca das 17:00 locais, com o ataque a suceder cerca de 1 hora e 47 minutos depois. O evento comemora o milagre do azeite (a luz que durou oito dias) e a reedificação do Segundo Templo de Jerusalém no século II a.C.
Sajid Akram (pai), Paquistanês, chegou à Austrália em 1998, então com 27 anos, com um visto de estudante, sendo desde 2001 residente permanente. Naveed Akram (filho) nasceu na Austrália em 2001 e é cidadão. De acordo com informação policial, Sajid Akram era detentor de licença de uso e porte de arma (Categoria A/B), com seis armas registadas (e entretanto todas apreendidas). Pai e filho tinham residência declarada na localidade de Bonnyrigg e uma outra residência, actual, na localidade de Campsie - ambos os locais subúrbios da região metropolitana de Sydney, distando entre si menos de 30 km.
Naveed Akram foi investigado, em 2019, pela Agência Australiana de Informações de Segurança ("Australian Security Intelligence Organisation", ASIO), do Ministério da Administração Interna Australiano, por suspeita de ligações a uma célula local do movimento salafista jihadista terrorista do "Estado Islâmico" ("الدولة الإسلامية", "ad-Dawla al-Islāmiyya").








Excerto de vídeo amador seleccionado e editado por E&E
Fotos seleccionadas e editadas por E&E a partir de vídeos amadores







Vídeos amadores não editados


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch