Especialistas de inactivação de explosivos da Marinha dos Estados Unidos em treino de "helocasting" no Pacífico


Oceano Pacífico 
21 de Novembro de 2025

Especialistas de inactivação de explosivos da "Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit 11" (EODMU-11) da Marinha dos Estados Unidos a serem exfiltrados por um helicóptero MH-60S "Seahawk" da Marinha dos Estados Unidos, em contexto de treino de infiltração por "helocast", a 21 de Novembro de 2025, no Oceano Pacífico.
A técnica de infiltração designada por "helocast" ("helocasting"), corresponde ao uso de um helicóptero, a pairar a muito baixa altitude, praticamente ao nível da superfície, com a entrada dos militares para a água a ter lugar saltando directamente a partir do helicóptero. A técnica pode corresponder a uma missão de acção directa sobre o ponto de inserção, ou para, a partir deste, alcançar uma posição em terra, com o apoio eventual de embarcação pneumática projectada pela mesma via.
A "Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit 11" é uma das sub-unidades especializada na inactivação de engenhos explosivos e no garante de segurança em contexto naval e portuário, e de outras infra-estruturas críticas sub-superfície, do "Explosive Ordnance Disposal Group One" (EODGRU-1) do "Navy Expeditionary Combat Command" (NECC) da Marinha dos Estados Unidos.






Fotos via Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")




Emblema da "Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit 11" (EODMU-11) da Marinha dos Estados Unidos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch