Engenharia de combate australiana em treino de "breaching" com uso de explosivos de corte
Mount Bundey, Território do Norte, Austrália
29 de Maio de 2025
Treino de "breaching", com colocação e detonação de carga direccionada de corte sobre porta, por especialistas sapadores do 1.º Regimento de Engenharia de Combate (1CER) da 1.ª Brigada (1BDE) do Exército da Austrália, na Área de Treino de Mount Bundey, Território do Norte, na Austrália, no decurso do exercício "Goanna Walk" parte do exercício alargado "Predators Walk", a 29 de Maio de 2025. "Breaching" designa as técnicas e tácticas da criação forçada, por forças de defesa ou de segurança, de um ponto de entrada usando explosivos e/ou meios mecânicos.
Os militares australianos estão aqui armados com espingarda automática EF88 Austeyr, em calibre 5.56×45mm NATO, equipada com mira óptica ELCAN Specter Dual Role (DR) 1-4x32mm. Está ainda equipada com iluminador apontador laser L3Harris AN/PEQ-16 (além, fora do plano da foto, do SLRF, "Squad Laser Range Finder"), e com "fore grip". A peça com marcação de cor vermelha que podemos observar na extremidade do cano da arma corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
A F88 Austeyr, derivada da espingarda austríaca Steyr AUG STG-77, é fabricada na Austrália, sob licença, pela "Thales Australia" (anterior "Australian Defence Industries Ltd"). O prefixo "E", de "Enhanced", denota a versão melhorada e actualizada, tendo entrado ao serviço entre 2015 e 2021. Face à plataforma original conta, entre outros, com calha Picatinny superior e lateral, nova ergonomia na coronha, com nova chapa de coice e novo guarda mato - com suporte integrado para o novo modelo de lança granadas, ML40AUS.
O exercício "Predators Walk" decorreu de 19 de Maio de 2025 a 13 de Junho de 2025, no Território do Norte da Austrália, em Dundee Beach e Mount Bundey, com a participação de Forças da Austrália e dos Estados Unidos da América com a sua "Marine Rotational Force – Darwin" (MRF-D), força destacada do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos ("United States Marine Corps", USMC) que operam a partir das Robertson Barracks e da Base da RAAF de Darwin.
A MRF-D decorre de um protocolo firmado, a 16 de Novembro de 2011, entre a Primeira-Ministra da Austrália, Julia Gillard, e o Presidente dos EUA, Barack Obama. A primeira rotação de forças em 2012, envolveu um efectivo de 200 "marines", que alcançaria os 1 150 em 2015 e, actualmente, ascende aos 2 500. Desenvolvem acções regulares de treino com as forças australianas e projecções junto de países aliados e parceiros no Teatro de Operações do Indo-Pacífico.
A Área de Treino de Mount Bundey, georreferenciação -12.857393232599918, 131.82314632114748 , localizada a 75 km a Sudeste de Humpty Doo e a 120 km do centro da capital, Darwin, no Norte da Austrália, tem uma extensão de 117 300 hectares, tendo sido estabelecido em 1988 e contando com uma infraestrutura de treino de operações urbanas desde 2005.
Fotos preparação e colocação carga por Miranda Buckley | Foto detonação carga por Madhur Chitnis | Forças Armadas da Austrália






Comentários