Equipamento de guerra electrónica para empastalamento anti-drone das forças russas no Leste da Ucrânia
Siversk, Ucrânia
11 de Dezembro de 2025
Especialistas de guerra electrónica da 7.ª Brigada Motorizada Independente da Guarda Chistyakovskaya ("7-я отдельная гвардейская мотострелковая Чистяковская бригада", 7 омсбр; 40321), preparam e instalam equipamento de empastelamento ("jamming") das frequências de operação e navegação de drones, a 11 de Dezembro de 2025, na região da linha da frente de Siversk ("Сіверськ"), no Leste da Ucrânia.
O equipamento, customizado e de produção local, é colocado em campo, sob uma protecção ambiental em material plástico com pintura camuflada, em suporte sobre uma coluna (metálica) apoiada em tripé, com os respectivos cabos de interligação (comunicação de dados "Ethernet", Cat5/6) e energia.
Os cinco componentes helicoidais, que podemos observar no equipamento na oficina antes da colocação da protecção exterior, correspondem a cinco antenas direccionais de alto ganho, que se projecta visarem as frequências críticas de: 900 MHz (comando e controlo de longo alcance, e.g. ELRS e Crossfire); 1.2 GHz (vídeo FPV ou controlo secundário); 1.5 a 1.6 GHz (navegação por satélite GPS e GLONASS); 2.4 GHz (Wi-Fi e controlo padrão); e 5.8 GHz (vídeo FPV de banda larga).
A 7.ª Brigada Motorizada Independente tem as suas origens a remontar a 8 de Novembro de 2014, liderada pelo Coronel Mikhail Aleksandrovich Nikolaev, na cidade de Torez (Chistyakovo), no contexto das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa. Em finais de 2015 a unidade seria transferida para as forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Lugansk (LPR/LNR - "Luganskaya Narodnaya Respublika", "Луганская Народная Республика", ЛНР).
Após a declaração de anexação da República Popular de Lugansk por parte da Federação Russa, a 30 de Setembro de 2022, esta unidade passou, a 31 de Dezembro de 2022, a ser incorporada nas Forças Armadas da Federação Russa (alterando o seu número de referência de 08807 para 40321). Está afecta actualmente ao comando do 3.º Exército de Armas Combinadas da Guarda (por sua vez correspondente ao anterior 2.º Corpo de Exército Lugansk-Severodonetsk, de 2014 a 2024, no contexto da LPR).
Fotos por Sergey Bobylev | RIA Novosti ("РИА Новости")




Comentários