Viatura blindada CSK-131 do Benim e Aeronaves A-29 Super Tucano da Nigéria em acções contrariando Golpe de Estado


Cotonou, Benim
7 a 8 de Dezembro de 2025

Viatura táctica ligeira blindada Dongfeng Mengsh CSK-131 4x4, de origem chinesa, do Exército do Benim, a 8 de Dezembro de 2025, na capital Cotonou, assegurando perímetro de segurança entre a "Cité Ministérielle" (edifícios visíveis na foto, à esquerda, em segundo plano), georreferenciação 6.353347790922839, 2.4043791725261463, e a Rádio e Televisão Estatal ("Société de Radio et de Télévision du Bénin", SRTB), junto à Embaixada dos EUA, e a cerca de 550 metros do "Palais de La Marina" (a Oeste), a sede da Presidência da República do Benim, e a 2 300 do Aeroporto Internacional (a Leste). A "Cité Ministérielle", ocupa 5 hectares, agrega 16 Ministérios e 1 600 funcionários, tendo sido inaugurada a 1 de Outubro de 2025.
Ás primeiras horas de 7 de Dezembro de 2025, o Benim enfrentou uma tentativa de Golpe de Estado quando o "Comité Militar para a Refundação" ("Comité Militaire pour la Refondation"), um grupo de militares da Guarda Nacional ("Garde Nationale"), liderados pelo Tenente Coronel Pascal Tigri, atacaram a residência do Presidente da República e tomaram a estação de televisão estatal (que manteriam até cera das 09:00 locais, UTC+1) para anunciar a deposição do Presidente Patrice Talon e a dissolução das instituições governamentais.
Forças militares leais ao Governo, apoiadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ("Economic Community of West African States", ECOWAS), com destacamento e acção rápida de meios combatentes da Força Aérea e do Exército da Nigéria, que faz fronteira a Leste com o Benim, conseguem contrariar o golpe, comunicando ter reposto o controlo do Estado pelas 11:09 locais (UTC+1).
A Força Aérea da Nigéria, após solicitado e formalizado o seu apoio, executou prontamente ataques ao solo, com recurso aos seus A-29 Super Tucano e que terão incidido, ao longo de uma janela de intervenção de 30 minutos, sobre as instalações da Guarda Nacional, em Togbin, georreferenciação 6.356516302477501, 2.3304352861058604, a cerca de 6 km a Oeste do Aeroporto Internacional de Cotonou (ICAO: DBBB); bem como sobre viaturas blindadas em retirada com forças que conduziram o Golpe de Estado.
A frota de 12 aeronaves A-29 Super Tucano nigerianos operam a partir da Base Aérea de Kainji, georreferenciação 9.8953, 4.4842, a 450 km a Nordeste da capital do Benin (dentro do seu raio de acção de combate em perfil "Hi-Lo-Hi" que vai até aos 550 km). Terão aqui operado via Lagos, capital da Nigéria, a menos de 100 km a Leste da capital do Benim.
A ECOWAS, presidida desde 9 de Julho de 2023 pelo Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, reforçaria entretanto a sua intervenção, antes do final do dia, através da "ECOWAS Standby Force (ESF)", com o destacamento de forças da Serra Leoa, Costa do Marfim e Gana, além das forças Nigerianas já envolvidas. Ao final do dia, o Presidente da República do Benin, Patrice Talon, endereçaria o País, através da Televisão Estatal, congratulando as Forças de Defesa e Segurança pela reposição alcançada e reiterando o garante da segurança do Estado.
O Dongfeng Mengshi ("东风猛士") CSK-131 4x4, plataforma EQ2060, é uma viatura táctica ligeira blindada, propulsionado por um motor turbo-diesel ISDe 200-41 de 200 hp, transportando 1+5 elementos, com um "payload" de 1,5 toneladas, contando com posição sobre o "chassis", de torre de rotação manual com protecção balística segmentada, para metralhadora pesada ou lança-granadas automático. Tem um peso bruto de 6,3 toneladas (em vazio de 3,7 toneladas), um comprimento de 6,5 metros, uma largura de 2,38 metros, uma altura de 2,15 metros, uma distância entre eixos de 4,8 metros e uam distância ao solo de 40 cm. Sustenta uma velocidade máxima de 120 km/h com um alcance operacional de 750 km e um consumo na ordem dos 18 litros / 100 km. O Exército do Benim detém 9 unidades desta viatura táctica ligeira blindada.
O A-29 "Super Tucano" é uma aeronave bilugar (com variante monolugar), com 11,38 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11,13 metros, com um peso em vazio de 3,2 toneladas e um peso máximo à descolagem de 5,4 toneladas. Propulsionado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, de 1 604 hp, sustenta uma velocidade máxima de 590 km/h (em cruzeiro de 520 km/h) com um alcance operacional de 1 330 km (ou 550 km em combate) e de até 2 855 km em trânsito ("ferry"). Armado com duas metralhadoras pesadas calibre 12.7mm (uma em cada asa, com 250 munições cada), pode receber um canhão de 20mm em "pod" sob a fuselagem, e, no total de 5 de pontos de fixação, receber diferentes combinações de foguetes, bombas (guiadas) e mísseis.
No seu histórico em contexto de combate o "Super Tucano" foi usado, entre outros, desde 2008 pela Força Aérea da Colômbia em diversas missões de reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas guiadas contra objectivos das FARC ("Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia"); desde Abril de 2021 pela Força Aérea da Nigéria em reconhecimento armado e ataques ao solo, no contexto continuado da Operação "Hadin Kai", na sua luta contra o movimento extremista Boko Haram; bem como pela Força Aérea Brasileira, no contexto Amazónico, na luta contra o crime organizado, compreendendo intercepção de aeronaves envolvidas en operações de narco-tráfico e o reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas para a destruição de pistas ilegais envolvidas em operações ilegais de extracção de ouro.
O Governo Português aprovou a 12 de Dezembro de 2024 a aquisição à Embraer, S.A, de um lote 12 aeronaves A-29(N) Super Tucano, respectivo simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, destinadas a formação avançada de pilotagem e missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e combinadas. Cinco destas unidades já foram entregues - a 8 de Novembro de 2025 (2 unidades) e a 31 de Agosto de 2025 (3 unidades). Estas unidades irão receber, nas oficinas especializadas da OGMA em Alverca, os diferentes conjuntos de equipamento de auto-protecção, sensores electro-ópticos, plataformas de navegação e comunicação que os levarão ao "standard" A-29N ("N" de NATO) que incorpora a arquitectura de comunicações, sensores e sistemas digitais dos standard NATO para garantir a sua operação com as diferentes plataformas de instrução e operação - compreendendo as equipas operacionais de controlo aéreo táctico ("Joint Terminal Attack Controller", JTAC). Foto Dongfeng Mengshi por Olympia de Maismont | Agence France-Press, AFP






Fotos A-29 seleccionadas e editadas por E&E a partir de vídeos amadores OSINT




1. "Palais de La Marina", Presidência da República do Benim | 2. "Cité Ministérielle" | 3. "Société de Radio et de Télévision du Bénin", SRTB | 4. Embaixada dos EUA | 5. Aeroporto Internacional de Cotonou (ICAO: DBBB)
Anotações sobre ortofotomapa Google Maps por "Espada & Escudo"







Vídeos não editados da acção dos A-29 Super Tucano, da Força Aérea Nigeriana,
sobre o Golpe de Estado na capital do Benim | OSINT


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