Revista Militar publica artigo sobre analistas independentes OSINT - Informação sobre Fontes Abertas


Lisboa, Portugal Outubro de 2025 

Artigo técnico sobre "A Importância Crescente da Informação de Fontes Abertas – O Papel dos Colectivos e Analistas Independentes" publicado pela Revista Militar no seu N.º 2683-2684 de Agosto/Setembro 2025 (distribuído a 30 de Outubro de 2025), pp. 659-675, ISSN 0873-7630, cobrindo as origens históricas da informação sobre fontes abertas (no original anglo-saxónico, "Open Source Intelligence", OSINT), as suas componentes de metodologia, as ferramentas e plataformas usadas, os contextos de ética e segurança operacional, exemplos e referências de analistas independentes em Portugal.
A Revista Militar é uma publicação periódica, especializada em temática militar, que se publica na cidade de Lisboa desde Janeiro de 1849, sendo por isso considerado o mais antigo órgão de imprensa militar do Mundo com publicação ininterrupta. Tendo como sócios fundadores um grupo de 26 oficiais do Exército e da Armada, nasce a 1 de Dezembro de 1848, por iniciativa do então Tenente António Maria de Fontes Pereira de Melo (1819-1887), oficial do Real Corpo de Engenheiros, corpo especializado de engenharia militar do Exército Português criado em 1793.
Trata-se de uma organização portuguesa constituída por Oficiais do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana, sendo Pessoa Colectiva com Estatuto de Utilidade Pública ( Lei n.º 36/2021, de 14 de Junho). Esta publicação periódica apresenta-se em doze números, correspondentes aos meses do ano, sendo três deles duplos (Fevereiro/Março, Junho/Julho e Agosto/Setembro) e que promove a discussão do conhecimento e dos assuntos militares, e, em particular, dos que digam respeito aos Ramos das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana.
Os artigos publicados na Revista Militar, actualmente com direcção presidida pelo General do Exército (na situação de Reforma) José Luiz Pinto Ramalho, obedecem a um rigoroso escrutínio do Conselho Editorial e devem preservar absoluta isenção em matérias de natureza política e religiosa e excluir apreciações de natureza pessoal, sendo as opiniões expressas da exclusiva responsabilidade dos seus autores, conforme determinam as Normas Editoriais - que, num contexto de transparência, isenção e rigor, procura contribuir para a divulgação do pensamento sobre as Ciências Militares.

Artigo em formato PDF, cedido pelo autor: https://espada-e-escudo.org/pa/Rev_Mil_Ago-Set_2025_OSINT-Pub.pdf .


Insígnia da Revista Militar, "Pro Patria", em 1905, aquando da aprovação dos seus Estatutos pelo Ministério da Guerra em ofício n.º 34.º de 19 de Dezembro.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch