Revista Militar publica artigo sobre analistas independentes OSINT - Informação sobre Fontes Abertas
Lisboa, Portugal Outubro de 2025
Artigo técnico sobre "A Importância Crescente da Informação de Fontes Abertas – O Papel dos Colectivos e Analistas Independentes" publicado pela Revista Militar no seu N.º 2683-2684 de Agosto/Setembro 2025 (distribuído a 30 de Outubro de 2025), pp. 659-675, ISSN 0873-7630, cobrindo as origens históricas da informação sobre fontes abertas (no original anglo-saxónico, "Open Source Intelligence", OSINT), as suas componentes de metodologia, as ferramentas e plataformas usadas, os contextos de ética e segurança operacional, exemplos e referências de analistas independentes em Portugal.
A Revista Militar é uma publicação periódica, especializada em temática militar, que se publica na cidade de Lisboa desde Janeiro de 1849, sendo por isso considerado o mais antigo órgão de imprensa militar do Mundo com publicação ininterrupta. Tendo como sócios fundadores um grupo de 26 oficiais do Exército e da Armada, nasce a 1 de Dezembro de 1848, por iniciativa do então Tenente António Maria de Fontes Pereira de Melo (1819-1887), oficial do Real Corpo de Engenheiros, corpo especializado de engenharia militar do Exército Português criado em 1793.
Trata-se de uma organização portuguesa constituída por Oficiais do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana, sendo Pessoa Colectiva com Estatuto de Utilidade Pública ( Lei n.º 36/2021, de 14 de Junho). Esta publicação periódica apresenta-se em doze números, correspondentes aos meses do ano, sendo três deles duplos (Fevereiro/Março, Junho/Julho e Agosto/Setembro) e que promove a discussão do conhecimento e dos assuntos militares, e, em particular, dos que digam respeito aos Ramos das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana.
Os artigos publicados na Revista Militar, actualmente com direcção presidida pelo General do Exército (na situação de Reforma) José Luiz Pinto Ramalho, obedecem a um rigoroso escrutínio do Conselho Editorial e devem preservar absoluta isenção em matérias de natureza política e religiosa e excluir apreciações de natureza pessoal, sendo as opiniões expressas da exclusiva responsabilidade dos seus autores, conforme determinam as Normas Editoriais - que, num contexto de transparência, isenção e rigor, procura contribuir para a divulgação do pensamento sobre as Ciências Militares.
Artigo em formato PDF, cedido pelo autor: https://espada-e-escudo.org/pa/Rev_Mil_Ago-Set_2025_OSINT-Pub.pdf .
Insígnia da Revista Militar, "Pro Patria", em 1905, aquando da aprovação dos seus Estatutos pelo Ministério da Guerra em ofício n.º 34.º de 19 de Dezembro.


Comentários