PCL-09 (122 mm) em treino de fogo-real no Noroeste da China


Xinjiang, China 
Dezembro de 2025

Treino de fogo-real de plataforma de artilharia autopropulsionada PCL-09, de 122 mm, do Exército de Libertação Popular da China, do respectivo comando militar da região de Xinjiang ("新疆"), no Noroeste da China, em Dezembro de 2025.
A PCL-09, desenvolvida pela Norinco e ao serviço da China desde 2009, trata-se de uma unidade autopropulsionada, sobre um chassis Shaanxi SX2150 6×6, com uma massa total de 16,5 toneladas, que pode sustentar uma velocidade máxima em estrada de 85 km/h, com alcance operacional de 600 km. Com uma guarnição de 4 a 5 elementos, está armada com uma peça PL-96 de 122 mm, capaz de projectar as suas munições standard a uma distância de 22 km ou de 27 km com cargas assistidas por foguete. Trata-se de uma plataforma orientada por navegação via satélite e com controlo digital de tiro, transportando 40 munições. Com uma cadência de tiro de 6 a 8 disparos por minuto, pode iniciar fogo ao final de 90 segundos. Além das forças chinesas, que contam com 3 centenas de unidades, a PCL-09 (CS/SH1 em exportação) equipa também as forças do Rwanda (6 unidades) e do Cambodja (30 unidades).
O Comando Militar de Xinjiang do Exército de Libertação Popular da China encontra-se subordinado operacionalmente ao Teatro de Comando Oeste, uma das cinco estruturas regionais de comando militar conjunto da República Popular da China. O Comando Oeste cobre uma área de elevada relevância geoestratégica no Noroeste do país, incluindo integralmente a Região Autónoma Uigur de Xinjiang e a Região Autónoma do Tibete, com fronteiras internacionais com o Afeganistão, o Paquistão, a Índia, o Nepal, o Butão, o Cazaquistão, o Quirguizistão, o Tajiquistão, a Federação Russa, a Mongólia, Mianmar, o Laos e o Vietname. Trata-se de um território caracterizado por vastidões áridas e cadeias montanhosas de grande altitude, com cerca de metade da área total da China.
Foto por Qiang Chuxin | Exército de Libertação Popular da China

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch