Ministro Britânico para a Segurança acompanha Grupo de Acções Tácticas da Polícia Marítima em demonstração de capacidades no Estuário do Tejo
Mar da Palha, Estuário do Tejo, Portugal Dezembro de 2025
O Ministro de Estado para a Segurança, do Reino Unido, Daniel Owen Woolgar Jarvis, ex-oficial do Regimento de Paraquedistas do Exército britânico, participando numa demonstração de capacidades do Grupo de Acções Tácticas (GAT) da Polícia Marítima Portuguesa, com a Ponte Vasco da Gama (a montante) em fundo, no Mar da Palha, Estuário do Tejo, em Dezembro de 2025.
O ministro britânico liderou uma representação de alto nível (com elementos do governo britânico e da sua "National Crime Agency", NCA) em visita à sede do Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos ("Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics", MAOC-N), ao Poço do Bispo, em Lisboa, onde foram recebidos pelo respectivo director executivo, José Ferreira e por Artur Vaz, membro da direcção do MAOC-N e líder da Unidade de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da Polícia Judiciária Portuguesa. Teve também lugar uma visita à Base Aérea N.º 6 (BA6) da Força Aérea Portuguesa (FAP) no Montijo.
Os operacionais do GAT da Polícia Marítima, afectos à Unidade Especial da Polícia Marítima (UEPM), estão aqui armados com espingardas automáticas HK 416, calibre 5.56×45mm NATO, com óptica Aimpoint CompM4 "red dot", e com pistolas Glock 17, em calibre 9x19mm Parabellum. Na semi-rígida, propulsionada por quatro motores fora de borda Yamaha, podemos observar, à direita na foto, o respectivo radar Garmin, GMR ("Garmin Maritime Radar"). O GAT é uma sub-unidade de forças especiais policiais empregue na execução de acções policiais tácticas não convencionais em situação de emergência ou de ataques coordenados a alvos específicos.
A Unidade Especial da Polícia Marítima (UEPM), comandada pelo Subinspector João Pacheco Antunes, tem afectos dois grupos: (i) o Grupo de Acções Tácticas (GAT), comandado pelo Subchefe Bruno Oliveira Pereira; e (ii) o Grupo de Mergulho Forense (GMF), sob comando do Subchefe Ricardo Leal Pereira. A Polícia Marítima é comandada pelo Director-Geral da Autoridade Marítima Nacional, Vice-almirante Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, que reporta ao Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), o Almirante Jorge Nobre de Sousa.
O MAOC-N é uma plataforma de cooperação internacional, co-financiada pela União Europeia, para reforço do combate ao narcotráfico por via marítima, criada e com sede desde 2007 na zona oriental de Lisboa (Avenida Infante D. Henrique, Doca do Poço de Bispo), e do qual fazem parte nove países europeus: Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Alemanha (tendo Cabo Verde o estatuto de observador na mesma). A MAOC-N é dirigida desde Setembro de 2025 por José Ferreira, coordenador superior de investigação criminal da PJ e, durante oito anos, o Director de Operações da MAOC-N.
Foto via MAOC-N
Emblema do "Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics", MAOC-N, com sede em Lisboa




Comentários