Treino de assalto a trincheiras de Forças Francesas e Britânicas na Estónia
Estónia
Dezembro de 2025
Militares franceses e britânicos, em treino de assalto a trincheiras, na Estónia, no decorrer do exercício "Scorpion Panzer", Dezembro de 2025, no contexto do Grupo de Batalha Multinacional NATO na Estónia.
Dinâmica da projecção da força mecanizada de assalto franco-britânica por uma viatura blindada de lagartas de combate de infantaria FV510 "Warrior" (de 25 toneladas, armada com peça automática L21A1 RARDEN de 30mm, com capacidade para 3+7 elementos), das Forças Armadas do Reino Unido. No interior da trincheira, uma equipa de militares franceses - em primeiro plano, armado com espingarda automática Heckler & Koch HK416F, em calibre 5.56x45mm NATO, equipada com óptica "red dot" Aimpoint Comp M5; e, em plano intermédio, à retaguarda imediata do primeiro, outro militar armado com metralhadora ligeira FN Herstal Minimi ("Mini-mitrailleuse"), em calibre 5.56×45mm NATO.
A peça presente na extremidade do cano, denotada com marcação vermelha na FN Minimi, corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
As Forças Armadas da Estónia contam, para efeitos de instrução, formação e treino, com posições entrincheiradas permanentes, parte das infra-estruturas em Rtuja, junto ao antigo aeródromo (desactivado desde 1990), do 66.º Regimento de Aviação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), georreferenciação 59.53982395985603, 26.3205520474732 .
A Estónia, dos três Estados Bálticos o que se localiza mais a Norte, tem uma fronteira de 338 km com a Federação Russa distando, no seu ponto mais próximo, cerca de 135 km do centro de São Petersburgo, a segunda maior cidade Russa. A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha Multinacionais no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia e Bulgária
Fotos via Estado Maior General das Forças Armadas Francesas ("Etat-Major des Armées", EMA)



Comentários