Drone terrestre ucraniano com fibra-óptica e capacidade de 20 kg de carga
Ucrânia
Dezembro de 2025
Drone terrestre "Bambetel", de produção ucraniana, com comunicação por fibra-óptica e rádio, com "payload" até 20 kg, em demonstração de capacidades, Dezembro de 2025, na Ucrânia. Pode transportar, como carga de ataque, até duas minas anti-carro TM-62M, cada uma com 32 cm de diâmetro e 12,8 cm de altura, com uma massa de 9,5 kg com uma carga de alto-explosivo de 7,5 kg.
Desenvolvido pela KB Mega Tech, com integração das componentes de comunicações e controlo da Skelia Systems (parte do respectivo portfolio de drones aéreos FPV), o "Bambetel" usa fibra-óptica como meio principal de comunicação (não afectado pelos meios de empastelamento de guerra electrónica) e com rádio como "backup". Opera sob o protocolo CRSF ("Crossfire Serial Protocol") e conta com camara "Full HD". Com 1,15 metros de comprimento, 67 cm de largura, 42 cm de altura, e uma distância ao solo de 19 cm, conta com motorização eléctrica, com uma massa de 25 kg, sustentando uma carga útil ("payload") de 20 kg, com um alcance operacional de 20 km e uma velocidade máxima de 15 km/h.
A expressão "Bambetel" ("Бамбетель") refere-se a uma peça de mobiliário tradicional em madeira, multifuncional, empregue como banco largo, cama e arca. Tem origem como termo do dialecto regional da Galícia (Halychyna, "Галичина"), na Ucrânia Ocidental (Lviv, Ivano-Frankivsk, Ternopil). A etimologia deriva do alemão "Bankbett" ("bank" e "bett", lit. "banco-cama"), entrando no uso local via derivação polaca.
Fotos via Skelia Systems







Comentários