Lançador múltiplo "Grad" das forças russas na linha da frente de Pokrovsk
Pokrovsk, Donetsk, Ucrânia
Dezembro de 2025
Plataforma de lançamento de foguetes múltiplos BM-21-1 "Grad" ("Град", "Granizo") de 122 mm, sobre chassis Ural-4320 6x6, da 9.ª Brigada Independente Motorizada ("9-я Отдельная мотострелковая бригада", 9 омсбр) do 51.º Exército de Armas Combinadas da Guarda ("51-я гвардейская общевойсковая Донецкая армия") das Forças Russas na região da linha da frente de Pokrovsk, Donetsk, Ucrânia, no Leste da Ucrânia, Dezembro de 2025.
O BM-21-1 "Grad" (9К51) está equipado com 40 tubos lançadores de foguetes de 122 mm, de 2,87 m de comprimento, com cerca de 67 kg, podendo estar armados com ogiva de 18 kg com carga de alto explosivo de fragmentação, bem como variantes com "clusters" de sub-munições anti-carro ou anti-pessoal, cargas incendiárias ou outras cargas especializadas. O "Granizo" pode projectar, com um cadência de 2 foguetes por segundo, uma salva capaz de cobrir uma área alvo de até 14 hectares com as suas 40 unidades, com um alcance máximo de 20 a 40 km. A unidade aqui documentada apresenta aplicação de redes de camuflagem e grelhas de protecção na cabina e na plataforma de lançamento, visando mitigar o efeito das cargas explosivas de "drones" de ataque.
O 51.º Exército de Armas Combinadas da Guarda tem a sua origem no 1.º Corpo de Exército de Donetsk ("1-й Донецкий армейский корпус"), uma formação das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa, criada em 12 de Novembro de 2014. A 9.ª Brigada Independente Motorizada tem a sua origem em 2016, como 9.º Regimento Independente de Infantaria Naval, também parte das forças da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Foto por Dmitry Yagodkin | TASS

Comentários