Submarino nuclear norte-coreano de 8 700 toneladas e com 10 lançadores verticais de mísseis
Coreia do Norte Dezembro de 2025
Apresentação pública do estágio actual de construção, com primário aplicado, do primeiro submarino de propulsão nuclear da Marinha da Coreia do Norte, em Dezembro de 2025, na presença do Kim Jong-un ("김정은"), Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia e Presidente da República Popular Democrática da Coreia (조선"민주주의인민공화국"). Antes, em Março de 2025, foram divulgadas fotos do mesmo contexto.
Com 8 700 toneladas, aparenta contar, tal como o diesel-eléctrico "Hero Kim Kun Ok" (841) lançado à água em 2023, junto à sua vela, em posição elevada, com 10 (5x2) lançadores verticais de mísseis, passíveis de receberem mísseis balísticos (e.g., "Pukguksong-3", com alcance estimado de 1 900 km) ou mísseis de cruzeiro (e.g., "Hwasal-2", com alcance estimado de 2 000 km) - ambos aptos a serem equipados com ogivas nucleares. Ao longo de parte do bordo inferior do casco, podemos observar a sub-estrutura que aloja o sonar de varrimento lateral. Numa das fotos podemos ainda observar, em outra zona do estaleiro, o que aparenta ser a secção propulsora da retaguarda de um torpedo pesado da classe "Haeil", passível de operar de forma autónoma e também de ser armado com carga nuclear (e que poderá sustentar um alcance de 600 km e uma janela de operação superior a 40 horas).
Na inscrição de sete caracteres, na secção superior ao fundo do estaleiro, podemos ler "군자리혁명정신", lit. "O Espírito Revolucionário Gunjari", numa referência honorífica à Fábrica de Munições do mesmo nome e ao seu papel no contexto da Guerra da Coreia (1950-1953). Na estrutura lateral, ao nível dos seis tubos dianteiros lançadores de torpedos, temos um "banner" vermelho com 2 linhas de caracteres brancos, onde podemos ler "승리자의 대회, 영광의 대회", lit. "A Vitória do Congresso, O Glorioso Congresso", em referência aos Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia - em cuja 8.ª edição, de 2021, foi aprovado o plano de 5 anos onde a construção deste submarino estava compreendida.
O "Hero Kim Kun Ok" (841), de propulsão diesel-eléctrica, de 3 000 toneladas, foi lançado à água a 6 de Setembro de 2023, a partir do complexo de estaleiros de Sinpo ("신포시") na costa leste da Coreia do Norte. O nome atribuído corresponde uma homenagem a um oficial histórico da Marinha da Coreia do Norte que combateu durante a Guerra da Coreia (1950-1953). O lançamento deste submarino foi enquadrado nas comemorações dos 75 anos da fundação da República da Coreia do Norte, celebrados a 9 de Setembro de 2023.
Com base numa plataforma de submarino de propulsão diesel-eléctrica de origem Soviética, classe Project 633 (designação NATO, "Romeo"), originalmente desenvolvida e produzida entre 1957 e 1961, a República da Coreia do Norte procedeu, num projecto iniciado antes de 2019 (data em que foi referenciado com cobertura fotográfica dos trabalhos já em curso), a várias alterações a partir dos estaleiros de submarinos de Pongdae, sobre uma das suas unidades da classe Gorae/Sinpo-C, compreendendo, em particular, a construção e instalação de uma secção alargada e elevada, à retaguarda da vela, equipada com 10 lançadores verticais de mísseis tácticos - 4, de maior diâmetro, destinados a mísseis balísticos; e 6, de menor diâmetro, destinados a mísseis de cruzeiro.
A Coreia do Norte possui historicamente cerca de 2 dezenas de submarinos da plataforma "Romeo" - com um primeiro conjunto de 7 unidades adquiridas à China entre 1973 e 1975 (que os produziu sob licença de 1962 a 1984, na variante "Type 033") e os restantes construídos localmente, entre 1976 e 1995, com base em secções e componentes pré-fabricados na China. Não é conhecido o número de unidades remanescentes ou operacionais.
Fotos via "Rodong Sinmun", Jornal do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia da República Popular Democrática da Coreia





Comentários