"Drone" terrestre ucraniano com metralhadora pesada M2 calibre 12.7mm


Kharkiv, Ucrânia 15 de Dezembro de 2025

"Drone" terrestre de reconhecimento e ataque Droid TW 12.7, produzido pela ucraniana DevDroid, armado com metralhadora pesada M2 calibre 12.7x99mm NATO, em testes de campo com demonstração de capacidades pelo Batalhão "MARA" de Sistemas Não-Tripulados ("батальйон безпілотних систем «MARA»") da 66.ª Brigada Mecanizada Independente ("66-та окрема механізована бригада", 66 ОМБр) das Forças Armadas da Ucrânia, na região de Kharkiv, no Nordeste da Ucrânia.
Referenciado desde Novembro de 2024 no inventário das Forças Ucranianas, o Droid TW 12.7, assente sobre um chassis com lagartas, conta com integração de sistemas de comunicações MikroTik, Mesh, Starlink ou LTE, contando com sensores electro-ópticos com visão térmica. Sustenta uma velocidade máxima de 7 km/h, com um alcance de 25 km, e um um raio de acção táctico de 5 km. A metralhadora pesada M2, com 300 munições, está instalada sobre plataforma de operação remota, permitindo disparo selectivo de tiro-a-tiro ou rajada.





Fotos por Sofia Gatilova | Reuters







Emblema do Batalhão "MARA" de Sistemas Não-Tripulados ("батальйон безпілотних систем «MARA»") da 66.ª Brigada Mecanizada Independente ("66-та окрема механізована бригада", 66 ОМБр) das Forças Armadas da Ucrânia




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch