Forças Armadas Britânicas conduzem Operação "South Sovereignty" nas Ilhas do Atlântico Sul
Atlântico Sul
Dezembro de 2025
Comandante das Forças Britânicas nas Ilhas do Atlântico Sul
("British Forces South Atlantic Islands", BFSAI), Brigadeiro Charlie Harmer
O navio-patrulha oceânico HMS "Forth" (P222) da Marinha Britânica ("Royal Navy") liderou a Operação "Southern Sovereignty" ("Soberania do Sul"), um exercício operacional realizado nos Territórios Ultramarinos Britânicos do Atlântico Sul, em Dezembro de 2025. O exercício decorreu sob a liderança do Comandante das Forças Britânicas nas Ilhas do Atlântico Sul ("British Forces South Atlantic Islands", BFSAI), Brigadeiro Charlie Harmer, utilizando o HMS "Forth" como plataforma de comando e incidindo sobre as Falkland, a Geórgia do Sul e a Ilha de Ascensão.
A operação envolveu o emprego de aeronaves de ataque Typhoon FGR.4, afectas à N.º 1435 "Maltese Cross" ("Cruz de Malta"), e de transporte A400M "Atlas", afecto à N.º 1312 "Upland Goose", da Força Aérea do Reino Unido ("Royal Air Force", RAF), a operarem a partir do Complexo de Mount Pleasant (georreferenciação: -51.822193, -58.449168), a cerca de 45 km a Sudoeste da capital, Stanley. Participou ainda um destacamento do "Royal Irish Regiment", que compõe actualmente a "Companhia de Infantaria de Rotação das Ilhas Falkland" ("Falkland Islands Roulement Infantry Company", FIRIC). A manobra compreendeu uma acção de projecção de forças para a Ilha da Geórgia do Sul (a cerca de 1 500 km a Leste das Falkland) e para a Ilha de Ascensão (a cerca de 6 300 km a Nordeste).
Numa das imagens, captada a partir do A400M, observa-se uma perspectiva alargada do patrulha HMS "Forth" na Ilha da Geórgia do Sul, em Grytviken (georreferenciação: -54.280972, -36.507769), antiga estação baleeira e local da Estação de Pesquisa King Edward.
Neste mesmo local, a 3 de Abril de 1982, um dia após a invasão das Ilhas Falkland, as forças argentinas atacaram a Geórgia do Sul com o objectivo de capturar Grytviken. Um pequeno destacamento de vinte e dois Royal Marines, liderado pelo Tenente Keith Mills, ofereceu uma resistência notável. Durante o combate, os britânicos conseguiram abater um helicóptero Puma e infligir danos severos à corveta argentina ARA Guerrico utilizando armas ligeiras e armas anti-carro portáteis (M72 e Carl Gustaf), antes de serem forçados à rendição devido à superioridade numérica do inimigo. Grytviken foi também o primeiro território a ser recuperado pelas forças britânicas. A 25 de Abril de 1982, 22 dias após a acção argentina, teve lugar a Operação "Paraquet": helicópteros da "Royal Navy" e uma força reforçada do 42 Commando atacaram e danificaram o submarino argentino ARA Santa Fe, que tentava reabastecer a guarnição. O submarino, imobilizado, acabou por atracar no cais da estação baleeira. Pouco tempo depois, as forças argentinas em Grytviken renderam-se sem oferecer mais resistência significativa.
Primeiro navio dos cinco do "Lote 2" (Batch 2) da classe "River", o HMS "Forth" (P222) está ao serviço da "Royal Navy" desde 13 de Abril de 2018. Com uma guarnição de 34 elementos, deslocando 2 000 toneladas e com 90,5 metros de comprimento, sustenta uma velocidade máxima de 25 nós, alcançando até 10 200 km de autonomia. Está armado com uma peça automática de 30 mm DS30M Mk2 (ASCG) e com duas metralhadoras pesadas M2 de calibre 12,7x99mm, possuindo um convés de voo apto a receber um helicóptero "Merlin". O navio está equipado com duas embarcações semi-rígidas para projecção de forças e apoio logístico, visíveis em operação numa das fotos.
As Forças Britânicas das Ilhas do Atlântico Sul (BFSAI), que adoptaram a sua designação actual em Maio de 2004 (ex-BFFI), são responsáveis pela defesa de uma área terrestre total de aproximadamente 16 164 km² — englobando as Ilhas Falkland, a Geórgia do Sul e a Ilha de Ascensão — dispersas por uma vasta extensão oceânica de milhares de quilómetros no Atlântico Sul.
Comandante das Forças Britânicas nas Ilhas do Atlântico Sul
("British Forces South Atlantic Islands", BFSAI), Brigadeiro Charlie HarmerGeórgia do Sul
Fotos via BFSAI









Comentários