F-35 COM "PAYLOAD" EXTERNO EM TREINOS EM PORTA-AVIÕES BRITÂNICO AO LARGO DOS EUA


Costa Leste dos EUA
14 de Outubro de 2023

No convés do voo do porta-aviões HMS Prince of Wales (R09) da Marinha do Reino Unido, ao largo da costa Leste dos Estados Unidos, a 14 de Outubro de 2023, um F-35B (68), "Air Test and Evaluation Squadron 23" (VX-23), "Patuxent River F-35 Integrated Test Force" (PAX ITF), da Marinha dos Estados Unidos, que pode receber, neste modelo de teste, um "payload" até 22 000 libras (10 toneladas). 

Prestes a descolar, está aqui equipado, nos pontos de fixação exteriores sob as asas, com bombas guiadas "Paveway" IV / GBU-49 de 500 libras (227 kg). Todas elas em configuração inerte. Esta acção decorre com a integração de equipas das forças do Reino Unidos e dos Estados Unidos em termos de equipamentos, armamento, operação e coordenação.

A "Paveway" resulta da integração de uma carga composta por uma bomba convencional da série Mark 80 (das 250 às 2 000 libras, 113 a 907 kg) com sistema de controlo e navegação guiado por laser e por GPS. Em particular a Paveway IV, construída pela Raytheon, foi desenvolvida com especial orientação ao requisito de poder atingir alvos em movimento.

O F-35B corresponde à variante de descolagem curta e aterragem vertical (STVOL, "Short Take-off and Vertical Landing") do F-35, desenvolvido pela norte-americana Lockheed Martin e ao serviço originalmente desde 2012. Com 15,6 metros de comprimento, 4,36 metros de altura e uma envergadura de asa de 10,70 metros, tem um peso máximo à descolagem de 27,2 toneladas. É propulsionado por uma turbina Pratt & Whitney F135 que lhe permite uma velocidade máxima de 1 960 km/h (Mach 1.6), com um raio de alcance de combate de 935 km. Está armado com um canhão automático de 25mm, GAU-22A, com 220 munições; possui dois compartimentos internos (cada um com 2 pontos de fixação), até um máximo de 2,6 toneladas; e quatro pontos de fixação externos para armamento e equipamento adicional. Um "paylod" típico do F-35B assenta no uso exclusivo dos seus compartimentos internos, equipados com dois mísseis ar-ar (AIM-120C/D AMRAAM) e duas bombas guiadas (GBU-32 JDAM).

O porta-aviões HMS Prince of Wales (número de amura R09), actualmente comandado pelo Capitão de Mar-e-Guerra (OF-5) Ian Feasey e com uma guarnição de 7 centenas de elementos, desloca 65 000 toneladas, com 280 metros de comprimento, transportando até um máximo de 7 dezenas de aeronaves (4 dezenas em alocação comum), podendo alcançar uma velocidade máxima de 25 nós (tendo sido testado até 32 nós) e com um alcance operacional de 19 000 km. Iniciou os seus testes em 2017 e entrou ao serviço operacional da Marinha do Reino Unido em 2019. Existem actualmente 2 porta-aviões ao serviço da "Royal Navy", da classe "Queen Elizabeth": o HMS "Queen Elizabeth" (R08) e o HMS "Prince of Wales" (R09).

Largou da Base Naval de Portsmouth no Sul de Inglaterra, a 1 de Setembro de 2023, rumo à costa Leste dos EUA, onde decorrem, entretanto, exercícios e treinos conjuntos com as Forças dos EUA. Estão previstos treinos de operação, entre outros, do drone "Mojave" e de aeronaves MV-22 "Osprey" sobre o convés de voo deste porta-aviões britânico. Está projectada uma duração de missão de cerca de 3 meses, devendo regressar ao Reino Unido em finais de Dezembro de 2023.

Foto via Marinha do Reino Unido ("Royal Navy")

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