MINA NAVAL ANTIGA LOCALIZADA E IDENTIFICADA NO MEDITERRÂNEO AO LARGO DA SARDENHA


Sardenha, Itália, Mar Mediterrâneo
Outubro de 2023

A cerca de 46 metros de profundidade, ao largo da Ilha da Sardenha, Itália, no Mar Mediterrâneo, uma mina naval antiga foi localizada e identificada numa acção conjunta dos navios "caçadores de minas" Alghero (5556), da Marinha Italiana, e Capricorne (M653), da Marinha Francesa, no decurso do exercício "Dynamic Mariner", que se iniciou, em contexto NATO, a 23 de Outubro de 2023 e decorrerá até 17 de Novembro de 2023.

A foto documenta a visão a partir da consola de comando de veículo submersível de operação remota (ROV) "Pluto Gigas" (da italiana GayMarine), capazes de operar durante 12 horas, até 600 metros de profundidade e em condições de visibilidade nula, transportado e operado pela guarnição italiana da "Marina Militare" afecta ao "Alghero". No canto superior direito temos a indicação de estado das 2 baterias; no canto inferior direito a indicação de profundidade (metros); acima desta a indicação de velocidade (nós, kn); ao centro, em baixo, a indicação de rumo.

No topo da superfície da mina podemos observar, em primeiro plano, na vertical, um dos detonadores de contacto da mesma. Tratar-se-à provavelmente de uma mina colocada no decurso da 2.ª Guerra Mundial, com uma diâmetro de cerca de 1 metro, uma massa total de 300 kg, contendo uma carga de alto-explosivo de 150 kg.

O navio ITS "Alghero", com número de amura 5556 e uma das oito unidades da classe "Gaeta" da Marinha Italiana, actualmente afecto ao "Standing NATO Mine Counter Measures Group 2" (SNMCMG2), está regularmente envolvido em operações de salvaguarda de infraestruturas críticas subaquáticas italianas, no Mediterrâneo. Guarnecido com um destacamento de 7 mergulhadores e equipado com camara hiperbárica, conta com sonar Thales 2093 Mk2 e com 2 veículos submersíveis de operação remota (ROV) "Pluto Gigas"

Construído pela italiana Intermarine (Sarzana, La Spezia) e ao serviço da Marinha Italiana ("Marina Militare") desde 1993, o ITS "Alghero" desloca 670 toneladas, tem um comprimento de 52,45 metros, uma boca de 9,87 metros e um calado de 2,6 metros. Com uma guarnição de 51 elementos, tem um alcance operacional de 2 500 milhas náuticas e alcança uma velocidade máxima de 15 nós. Está armado com uma peça Mk 10, Oerlikon, de 20 mm.

Voto via Comando SNMCMG2 ("Commander Standing NATO Mine Countermeasures Group Two")






(ROV) "Pluto Gigas" (Foto via fabricante italiano GayMarine)








A título de exemplo, o diagrama de uma mina naval Mark II (britânica), em uso durante a 2.ª Guerra Mundial






Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124