CANHÃO SEM RECUO EM OPERAÇÃO POR UNIDADE UCRANIANA


Ucrânia
Outubro de 2023

Municiamento de um canhão sem recuo ATGL-H, de 73mm, equipado com mira óptica, por militares da 95.ª Brigada Independente de Assalto Aerotransportado ("95 окрема десантно-штурмова бригада", 95 ОДШБр, А0281) das Forças Armadas da Ucrânia, em Outubro de 2023, na Ucrânia.

O ATGL-H é uma versão modernizada sobre a plataforma original, de origem soviética, SPG-9 "Kopyo" ("СПГ-9 Копьё", "Lança"), produzida actualmente, sob licença, na Bulgária, pela ARSENAL. Em particular esta corresponde à versão equipada com mira óptica SGL-9MA de 2,5x (indirecto) / 4,2x (directo). Pode, em outra variante, compreender mira com visão nocturna (NOS-4B ou PGN-9).

Com um comprimento de 2,1 metros, tem um peso de 50 kg com tripé em posição pronta a fazer fogo. De calibre 73mm e alma lisa, é usado tipicamente com munição de alto-explosivo anti-carro, com um alcance máximo de 1 300 metros; ou na variante de alto-explosivo de fragmentação (RHEF-9MA, presente nesta foto), com um alcance máximo de 4 500 metros. O SPG-9 dispara munições congéneres das usadas pela peça de 73 mm 2A28 Grom da viatura blindada BMP-1.

A munição, RHEF-9MA, nas mãos do militar ucraniano, à direita na foto, tem um massa total de 5,48 kg compreendendo um projéctil de 3,68 kgs contendo uma ogiva com 655 gramas de alto-explosivo TNT. Alcança uma velocidade inicial de 316 m/s sendo usada tipicamente contra posições defensivas, trincheiras e pessoal a descoberto.

Foto via 95 ОДШБр

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas