CARREGAMENTO DE BOMBA GUIADA PARA F-15 ISRAELITA


Israel
8 de Outubro de 2023

Transporte de uma bomba guiada JDAM GBU-31 Mark 84 de 900 kg (2 000 libras) para armar um F-15 da Força Aérea de Israel (em segundo plano, já com outra bomba da mesma tipologia sob a asa direita), a 8 de Outubro de 2023, em Israel.

Trata-se de uma bomba convencional Mk. 84 à qual é aplicado um "kit" JDAM ("Joint Direct Attack Munition") para transformação em bomba guiada GBU ("Guided Bomb Unit") 31. O "kit" JDAM, desenvolvido pela Boeing em colaboração com a Força Aérea e o Exército dos Estados Unidos (e ao serviço desde 1999), acrescenta uma estrutura de cauda com aletas que, incluindo equipamento de navegação por inércia e por GPS, permitem a sua libertação até 28 km do alvo e conseguem uma precisão de 5 metros.

Esta bomba Mark 84 contém uma carga de 428 kg de alto-explosivo Tritonal (um mistura de 80% de TNT e 20% de alumínio em pó), no interior de um invólucro de aço (com 3,84 metros de comprimento e 46 cm de diâmetro), podendo penetrar 3,4 metros de betão. Está equipada com uma ponta sólida MXU-735 (em lugar da ogival) destinada a garantir controlo de detonação após penetração de alvos edificados ou fortificados.

Foto via Força Aérea de Israel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"