STRV 122 EM OPERAÇÃO NO LESTE DA UCRÂNIA


Ucrânia
9 de Outubro de 2023

Carro de combate Strv 122 (variante Sueca da plataforma Leopard 2A5), com cobertura de camuflagem Barracuda MCS, ao serviço da 21.ª Brigada Mecanizada ("21-ша окрема механізована бригада", 21 ОМБр, А4689 ) do Exército da Ucrânia, a 9 de Outubro de 2023, no Leste da Ucrânia. O Governo da Suécia formalizou a 24 Fevereiro de 2023 a cedência de 10 carros de combate Strv 122 à Ucrânia.

O Stridsvagn 122 (lit. "Carro de combate 122"), corresponde à adopção pela Suécia da plataforma de carro de combate Leopard 2A5 que conduziu a uma variante incorporando melhorias substanciais da protecção e blindagem; a adopção do "Mobile Camouflage System" (MCS) - uma cobertura de camuflagem multi-espectral do fabricante sueco Barracuda, que permite mitigar a assinatura de infra-vermelho; e um sistema digital, computorizado, de controlo da Celsius Tech Systems AB (TCCS, "Tank Command & Control System"). Foram produzidas um total de 120 unidades (29 na Alemanha, pela Krauss-Maffei; e, sob licença, 91 na Suécia, pela Bofors/Hägglunds).

De destacar ainda, como elemento distintivo de identificação visual, aqui atenuado pela cobertura da camuflagem Barracuda, e outro elemento de melhoria presente na variante sueca, o uso da plataforma de lançadores de granadas de fumo GALIX, de fabrico francês (em lugar da plataforma original da Wegmann). Esta plataforma coloca 4 lançadores de 80,5mm em cada lateral da torre, contidos numa estrutura de protecção.

Os Strv 122 estão referenciados no Teatro de Operação da Ucrânia com uso de munições anti-carro DM53, fabricadas pela alemã Rheinmetall. A sua tipologia APFSDS ("Armour-Piercing Fin-Stabilised Discarding-Sabot") projecta uma barra-espigão metálica (no caso uma liga de tungsténio de alta-densidade) a alta velocidade (1 700 m/s), estabilizada com aletas, que irá perfurar, por acção cinética, a blindagem do carro de combate atingido.

Foto por Roman Chop




120x570mm Rheinmetall DM-53 | APFSDS



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"