COLUNA DE MERKAVA E NAMER 1500 EM MANOBRA JUNTO A GAZA
Israel
12 de Outubro de 2023
Uma coluna com 3 carros de combate Merkava Mk. IV "Windbreaker", em primeiro plano, antecedidos por 2 viaturas blindadas Namer 1500, em manobra no Sul de Israel, junto à fronteira com a Faixa de Gaza, a 12 de Outubro de 2023.
O Merkava ("מרכבה"; literalmente "carruagem") é um carro de combate das Forças de Defesa de Israel, na sua versão original, Mk.I, ao serviço desde 1979, e na sua mais recente versão, o Mk. IV M "Windbreaker" ("מעיל רוח", "Meil Ruach", literalmente "Quebra Vento"), ao serviço desde 2011 (com produção iniciada em 2009).
Esta versão compreende o "Trophy", o sistema de protecção activa (APS) desenvolvimento pela Rafael Advanced Defense Systems Ltd (Israel), instalado nas laterais da torre, de que resulta a expressão "Quebra Vento" - equipado com plataformas digitais de radar AESA o sistema detecta as ameaças de mísseis guiados anti-carro, foguetes e munições de alto-explosivo anti-tanque, projectando de forma pró-activa um conjunto de elementos que irão destruir prematuramente a munição dirigida ao carro de combate. No decurso da operação "Protective Edge", em 2014, o sistema foi referenciado com sucesso na intercepção quer de granadas-foguete, quer de mísseis guiados 9M133 Kornet.
A plataforma Merkava Mk. IV corresponde a um carro de combate de 65 toneladas, com 9 metros de comprimento (7,60 metros excluindo a peça), com 3,72 metros de largura e 2,66 metros de altura até ao topo da torre. Está armado com uma peça MG253 de alma-lisa de 120mm, transportando até 48 munições; conta ainda com 2 a 3 metralhadoras FN MAG58 (calibre 7.62x51mm NATO), com uma metralhadora pesada calibre 12,7mm (.50), com um morteiro interno, de retrocarga, de 60mm ("Soltam"), e com 12 lança granadas de fumo (no topo da torre). Tem uma velocidade máxima de 64 km/h e um alcance operacional de 500 km.
A viatura blindada Namer 1500, baseada numa variante do chassis Merkava Mk. IV desprovida de torre, e com as primeiras unidades a terem entrado ao serviço das Forças de Defesa de Israel em Junho de 2023, deriva o sufixo "1500" presente na sua designação, da potência (hp) do seu novo motor, sendo "Namer" a expressão hebraica ("נמ"ר") para "Leopardo" (ainda que aqui resulte originalmente de uma contracção abreviada das expressões para viatura blindada e carro de combate).
É uma evolução da plataforma base, ao serviço desde 2008, sendo especialmente orientado à capacidade de assegurar a sobrevivência da sua guarnição e a resistir ao combate em zonas disputadas. Com uma guarnição de 2 elementos, pode transportar 10 militares equipados. Está equipado com uma plataforma de operação remota armada com metralhadora pesada calibre 12,7 mm, bem como com sistema de protecção activa "Trophy".
Foto por Ronen Zvulun | Reuters
Comentários