GUARDA NACIONAL DA LETÓNIA EM EXERCÍCIO NO PORTO DE RIGA


Riga, Letónia
1 de Outubro de 2023

Militar da 1.ª Brigada de Riga da Guarda Nacional ("Zemessardzes 1. Rīgas brigāde") da Letónia, no decurso do exercício "Namejs", no Porto de Riga, capital da Letónia, a 1 de Outubro de 2023. Está armado com uma espingarda automática Ak 4 ("Automatkarbin 4"), a versão sueca da Heckler & Koch HK G3A3, em calibre 7.62×51mm NATO. O autocolante de letras amarelas e fundo preto, que está afixado na lateral direita da coronha, corresponde à tabela balística de ajustes para a mira óptica Hensoldt Z24 4x24mm (opcional - que, quando presente, é instalada com montagem Heckler & Koch de "garra").

Na mão esquerda o militar letão segura um foguete de iluminação, de 30mm, do fabricante búlgaro Arsenal. Neste pulso conta com uma lanterna e iluminador IR táctico Streamlight, modelo Sidewinder Compact II. Na parte superior do seu colete táctico, numa bolsa do fabricante polaco M-Tac, está um "walkie-talkie" Motorola, modelo T82 "Extreme".

Esta edição do exercício anual de defesa nacional "Namejs" decorreu de 5 de Setembro de 2023 a 2 de Outubro de 2023 e compreendeu, a 1 de Outubro de 2023, um cenário sobre o Porto de Riga em que as forças de defesa, segurança e protecção civil da Letónia - compostas pela a 1.ª Brigada de Riga da Guarda Nacional, a Polícia Municipal de Riga ("Rīgas pašvaldības policija"), a Polícia Nacional ("Valsts policija") e a Autoridade Portuária de Riga ("Rīgas Brīvosta"), bem como os Serviços de Emergência Médica e o Serviço de Ambiente - se envolveram na neutralização de uma força hostil.

O nome "Namejs" corresponde a um anel tradicional letão que representa a independência, a amizade e a confiança, e simboliza a união dos territórios ancestrais letões. O romance de Aleksandrs Grīns, publicado em 1928, "O Anel de Namejs" ("Nameja gredzens") popularizou o anel e o seu simbolismo. Antes da adesão ao Euro (em 2014), a nova moeda nacional de 1 "lats" (LVL), emitida em 2009, apresentava um anel de Namejs.

A 1.ª Brigada de Riga da Guarda Nacional da Letónia (uma das 4 existentes) é actualmente comandada pelo Coronel Normunds Baranov, contando com um efectivo de 1 750 elementos. Conta com uma sub-unidade (AMII, "Aizsardzības no Masveida Iznīcināšanas Ieročiem") especializada na protecção face a ameaças de armas de destruição em massa bem como a produtos industriais tóxicos.

Foto por Sargento Gatis Indrēvics | Ministério da Defesa da Letónia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"