"MISTRAL" DA MARINHA FRANCESA EM OPERAÇÃO NO GOLFO DA GUINÉ


15 de Outubro de 2023
Golfo da Guiné

"Mistral" (L9013), navio porta-helicópteros e de assalto-anfíbio da classe do mesmo nome da Marinha Francesa, no decurso da edição de 2023 do exercício "Grand African NEMO", a cerca de 30 km a Sul de Lagos, Nigéria, no Golfo da Guiné.

O "Mistral" simula aqui um cenário em que se posiciona como um suposto navio civil, a navegar de Cabo Verde rumo à Nigéria, sendo, sob suspeita de narcotráfico, identificado e interceptado por meios da Marinha da Nigéria. Após ser identificado e trocadas comunicações rádio, tem lugar uma intercepção conduzida a partir de um navio patrulha da Nigéria (em cima, na foto) que projecta uma força do "Special Boat Service" (SBS), a unidade de operações especiais da Marinha da Nigéria, para uma acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) a partir de uma embarcação semi-rígida (em baixo, na foto).

Ao serviço da Marinha Francesa desde 18 de Dezembro de 2006, o "Mistral" (L9013) desloca 21 300 toneladas, com um comprimento de 199 metros, uma boca de 32 metros e um calado de 6,2 metros. Tem um alcance operacional de 10 800 km (a 18 nós) a 19 800 km (a 15 nós), com uma guarnição de 160 elementos (e podendo transportar até 450 fuzileiros), pode transportar um efectivo de 16 a 35 helicópteros. Conta com doca alagada para operação de meios anfíbios. É actualmente um dos três navios desta classe activos ao serviço da Marinha Francesa.

Este exercício anual decorre sob a égide do Código de Conduta de Yaoundé, que resulta da cimeira realizada na cidade do mesmo nome e capital dos Camarões, em Junho de 2013, e que definiu um conjunto de protocolos e arquitecturas comuns para colaboração dos 19 países signatários em torno do Golfo da Guiné (desde o Senegal a Angola) - visando a segurança de navegação em tal região. Resulta deste código o estabelecimento da arquitectura do sistema de informação regional YARIS ("Yaoundé Architectural Regional Information System") que visa assegurar a troca de informação e coordenação de acções entre as forças dos países desta região.

O "Grand African NEMO" é um exercício anual, realizado desde 2013, especialmente orientado às forças navais, desenvolvendo cenários de combate à pirataria, ao narcotráfico, e à pesca ilegal, bem como missões de busca e salvamento e de combate a poluuição marítima.

A presente edição decorreu de 4 a 19 de Outubro de 2023, com a participação de Angola, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Camarões, Gabão, Togo, Benim, Nigéria, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Cabo Verde, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau e República da Guiné. Contou ainda com a presença de meios das Marinhas dos Estados Unidos da América (EUA), Inglaterra, Itália, Espanha, Brasil, Canadá, Portugal, Marrocos, Bélgica e Dinamarca.

Foto via CECLANT PREMAR ATLANTIQUE ("Préfecture Maritime et du Commandement en Chef pour l'Atlantique"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA