"HERCULES" DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA PARTE DO CHIPRE RUMO A ISRAEL


Larnaca, Chipre
10 de Outubro de 2023

Aeronave C-130H "Hercules" (16803) da Esquadra 501 – "Bisontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP) a iniciar manobra para descolagem do Aeroporto Internacional de Larnaca ("Λάρνακα"), IATA: LCA, no Chipre, na noite de 9 para 10 de Outubro de 2023, rumo ao Aeroporto Internacional Ben-Gurion em Telavive ("תֵּל־אָבִיב-יָפוֹ"), IATA: TLV, Israel, a 340 km de distância (cerca de 35 minutos de voo), para uma missão de repatriamento de 150 cidadãos numa operação articulada entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Defesa Nacional de Portugal e as autoridades de Israel.
Este C-130H partiu ao início da tarde de 9 de Outubro de 2023 do Aeródromo de Trânsito n.º 1 (AT1), em Lisboa (popularmente designado por "Figo Maduro"). Alcançado o transporte dos cidadão de Telavive para Larnaca, a viagem de Chipre para Lisboa será assegurada através de voo fretado à TAP Air Portugal.
A maioria das companhias aéreas internacionais suspendeu os seus voos para Telavive após, a 8 de Outubro de 2023, o Governo de Israel ter decretado Estado de Guerra, em resultado da Operação "Enchente de al-Aqsa" ("عملية طوفان الأقصى") lançada pelo Hamas a partir da Faixa de Gaza contra o Sul de Israel, a 7 de Outubro de 2023. A última vez que foi decretado Estado de Guerra em Israel remonta a 1973 à Guerra do Yom Kippur.





Vídeo via Embaixada Portuguesa no Chipre



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"