"HERCULES" DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA PARTE DO CHIPRE RUMO A ISRAEL


Larnaca, Chipre
10 de Outubro de 2023

Aeronave C-130H "Hercules" (16803) da Esquadra 501 – "Bisontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP) a iniciar manobra para descolagem do Aeroporto Internacional de Larnaca ("Λάρνακα"), IATA: LCA, no Chipre, na noite de 9 para 10 de Outubro de 2023, rumo ao Aeroporto Internacional Ben-Gurion em Telavive ("תֵּל־אָבִיב-יָפוֹ"), IATA: TLV, Israel, a 340 km de distância (cerca de 35 minutos de voo), para uma missão de repatriamento de 150 cidadãos numa operação articulada entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Defesa Nacional de Portugal e as autoridades de Israel.
Este C-130H partiu ao início da tarde de 9 de Outubro de 2023 do Aeródromo de Trânsito n.º 1 (AT1), em Lisboa (popularmente designado por "Figo Maduro"). Alcançado o transporte dos cidadão de Telavive para Larnaca, a viagem de Chipre para Lisboa será assegurada através de voo fretado à TAP Air Portugal.
A maioria das companhias aéreas internacionais suspendeu os seus voos para Telavive após, a 8 de Outubro de 2023, o Governo de Israel ter decretado Estado de Guerra, em resultado da Operação "Enchente de al-Aqsa" ("عملية طوفان الأقصى") lançada pelo Hamas a partir da Faixa de Gaza contra o Sul de Israel, a 7 de Outubro de 2023. A última vez que foi decretado Estado de Guerra em Israel remonta a 1973 à Guerra do Yom Kippur.





Vídeo via Embaixada Portuguesa no Chipre



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124