MUNICIAMENTO DE ARTILHARIA ANTI-AÉREA PARA USO CONTRA POSIÇÕES NO SOLO


Ucrânia
Outubro de 2023

Municiamento de uma peça de artilharia anti-aérea AZP S-60, de 57mm, instalada sobre o chassis de uma viatura pesada, afecta à 56.ª Brigada Independente de Infantaria Motorizada ("56 окрема мотопіхотна Маріупольська бригада", 56ОМБр, А0989) do Exército da Ucrânia, em Outubro de 2023, na Ucrânia. A peça é aqui usada para ataque contra posições no solo (podendo também ser usada como arma anti-carro, existindo munições específicas para tal contexto).

A AZP S-60 ("АЗП С-60", Автоматическая зенитная пушка C-60", "Arma Automática Anti-Aérea S-60"), é uma peça desenhada por Vasiliy Gavrilovich Grabin e construída pela TsAKB, na sua versão original, na década de 1950, pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Trata-se de uma peça de artilharia anti-aérea, automática, em calibre 57 mm, com uma massa de 4,6 toneladas e um comprimento de cano de 4,4 metros, alimentada horizontalmente por "clips" de 4 munições (57×348SR) com uma velocidade inicial de 1 000 m/s e um alcance efectivo de 4 a 6 kms.

Historicamente, foi a principal peça usada, em contexto de artilharia anti-aérea, pelas Forças-Armadas do Vietname do Norte para a sua defesa a baixa altitude (460 a 1500 metros), durante a Guerra do Vietname (1955 a 1975). Ainda se mantém ao serviço do Vietname, modernizadas, com sistema computorizado de gestão de alvos e controlo de tiro, operação remota e com capacidade de carregamento aumentada para 11 munições. No Teatro de Operações da Ucrânia é usada regularmente, em ataque ao solo, a partir de plataformas motorizadas, quer por forças Ucranianas, quer por forças Russas.

Foto via 56ОМБр

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA