ARTILHARIA RUSSA DE 152MM NA UCRÂNIA


Donetsk, Ucrânia
Outubro de 2023

Uma boca de fogo rebocada 2A65 Msta-B, de 152,4 mm ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa em operação, a coberto de camuflagem e numa zona de bosque, na linha de frente de Krasnolimansky ("Краснолиманском"), Donetsk, no Leste na Ucrânia, em Outubro de 2023.
No vídeo podemos assistir ao detalhe do carregamento, primeiro do projéctil de alto-explosivo de fragmentação (3OF64, "3ОФ64") e depois da respectiva carga propulsora. O projéctil, com um massa 43,56 kg, transporta uma carga de 7,8 kg de alto-explosivo A-IX-2 (73% de RDX, 23% de pó de alumínio e 4% de parafina). Podemos ainda observar o uso da luneta panorâmica PG-1M ("ПГ-1М") para orientação do tiro.
Nas marcações da cargas e do projéctil é possível identificar que se tratam de lotes de 2023 (na carga, o algarismo 23 inscrito na última linha, entre o número de lote e o identificador de fábrica; no projéctil, o algarismo 23 no final da marcação).
No ombro direito do militar, que opera as comunicações rádio de direcção de tiro, podemos observar um emblema com a representação do rosto de Jesus Cristo sobre um fundo vermelho, uma simbologia do cristianismo ortodoxo (sendo que distribuídas pelos quatro cantos constam as iniciais IC XC NI КА correspondentes à abreviatura da expressão de "Jesus Cristo", IX XC, e "Conquista", NI КА). No ombro esquerdo podemos observar o emblema com a foice e martelo sobre fundo vermelho, símbolo do Partido Comunista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Na lateral do capacete consta a bandeira tricolor da Federação Russa.
A 2A65 Msta-B ("Мста-Б") de 152,4 mm, de origem Soviética e ao serviço desde 1987, tem uma massa de 6,8 toneladas e um comprimento de tubo de 7,2 metros, com um alcance de 25 km com cargas standard e até 28,9 km com cargas especiais, com velocidades iniciais na ordem dos 820 m/s. O sufixo "B" corresponde a "Buksiruyemaya" ("буксируемый"), de "rebocada". A designação "Msta" ("Мста") corresponde ao Rio do mesmo nome, no Norte da Rússia, que, nascendo no Lago Mstino, percorre os distritos de Tver e Novgorod, e desagua no Lago Ilmen.




Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"