FUZILEIROS AMERICANOS TESTAM "ROBOT" ARMADO COM LANÇA GRANADAS-FOGUETE


Twentynine Palms, Califórnia, EUA
9 de Setembro de 2023

Militares do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (UMSC), afectos ao Grupo de Controlo de Treino Táctico e Exercícios, realizam, a 9 de Setembro de 2023, na Califórnia, uma prova de conceito sobre um sistema "Field Goat" ("Cabra de Campo") desenvolvido pela norte-americana Kairos Autonomi, sobre uma plataforma de um "robot" Unitree Go1, equipada com um sistema de armas que opera uma arma ligeira anti-carro (LAW) M72. Na imagem podemos observar, entre outros, a presença de uma camara GoPro, sobre uma calha lateral Picatinny, equipamento de comunicações ("router" e "wifi") MikroTik Metal-5SHPn (da Letónia), antena de alto ganho, e injectores de alimentação de energia via "Ethernet" (PoE "Power Over Ethernet").

A plataforma de "robot" Unitree Go1 é capaz de um velocidade máxima de 4,7 m/s (17 km/h), dotada de sensores electro ópticos frontais , laterais e inferiores, conta com "software" avançado de controlo e de reconhecimento e gestão de obstáculos. A arquitectura de 4 "patas", combinada com o seu "software", permite-lhe negociar um conjunto alargado de obstáculos e mitigar, de forma dinâmica, contextos de desequilíbrio (inesperados ou do terreno antecipado pelos sensores). Trata-se de um equipamento comercial, disponível no retalho, desenvolvido e fabricado pela chinesa Unitree Robotics, fundada em 2016, com sede em Hangzhou, Zhejiang, a cerca de 170 km a Sudoeste de Shangai.

O LAW M-72, ao serviço das forças dos EUA originalmente desde 1963, é um lança granada-foguete anti-carro, de uso único, com uma massa total de 2,5 kgs (mod. A3), com um comprimento de 1 metro em posição de fogo e que projecta um carga de 66mm, com 1,8 kg, a 145 m/s com um alcance efectivo de 200 metros.

Estas provas de conceito, incidindo também sobre outros equipamentos e plataformas de armas de operação remota, decorreram no Centro de Treino Ar Terra dos Fuzileiros ("Marine Corps Air Ground Combat Center"), em Twentynine Palms, em São Bernardino, Califórnia, EUA, tendo sido conduzidos numa acção conjunta do Grupo de Controlo de Treino Táctico e Exercícios ("Tactical Training and Exercise Control Group", TT&ECG), do Comando de Treino da Força-Tarefa Ar Terra dos Fuzileiros ("Marine Air Ground Task Force Training Command") e do Gabinete de Pesquisa Naval ("Office of Naval Research") da Marinha dos EUA.

As acções aqui desenvolvidas compreenderam a operação do "robot" e do sistemas de armas em separado (modulares, compartimentalizados), a sua operação integrada e testes de disparo com a variante de instrução do M72 que - usa granada-foguete de sub-calibre 21 mm, equipada com ogiva tracejante, inerte, de aço, e que permite ao lançador ser recarregado.

A Kairos Autonomi, estabelecida em 2007 e cujo nome assenta na palavra grega para "momento certo" ou "momento oportuno" com a expressão de "autonomia", é uma empresa norte-americana fundada e liderada por Troy Takach, especializada no desenvolvimento e construção de sistemas de operação remota ou autónoma para veículos existentes e para novas plataformas (com especial foco no contexto militar). Está baseada em Sandy, Salt Like City no Estado do Utah.

Foto por Justin J. Marty | Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124