IMPACTO SOBRE PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO HOSPITAL "AL-AHLI" EM GAZA


Gaza
17 de Outubro de 2023

Cerca das 18:59 de 17 de Outubro de 2023 registou-se, na Faixa de Gaza, a cerca de 9 km da fronteira a Norte com Israel, um impacto sobre um parque estacionamento exterior, um espaço com cerca de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, em 31.50493941999175, 34.461807224333704 , ref. https://maps.app.goo.gl/NGAQZf2SMdozRd7D7 . Na sequência deste impacto, e na presença de cerca de 2 dezenas de viaturas ligeiras naquele espaço, registou-se uma explosão e consequente incêndio sobre as mesmas, sem propagação às edificações vizinhas.

Este parque situa-se no interior do complexo de mais de dezena e meia de edificações (circunscritas pelo perímetro delineado na foto de satélite, ocupando mais de 12 mil metros quadrados) que compõem o Hospital Árabe Al-Ahli ("المستشفى الأهلي العربي") dirigido actualmente por Suhaila Tarazi. Este espaço hospitalar tem origens que remontam a 1882 sendo um dos mais antigos de Gaza.

O ponto de impacto documentado, no troço central entre as duas secções deste parque de estacionamento, denota um impacto de um objecto projectado por via aérea - de massa e carga explosiva reduzida. Não existem nas paredes das edificações em redor penetrações decorrentes de projecções de fragmentos associados a cargas de alto-explosivo de fragmentação. Estruturas de alpendres-telheiros a cerca de 20 metros deste ponto de impacto, apresentam danos menores (na cobertura de telha) ou quase inexistentes (na cobertura de perfil ondulado). Não existem árvores derrubadas. Não existem quaisquer secções de fachada ou pilares das edificações em redor destruídas. A maioria das viaturas que foram consumidas por incêndio não alteraram a sua posição de estacionamento.

Foto central por Shadi Al-Tabatibi via AFP
Fotos laterais por Mohammed Al-Masri via Reuters
Foto Satélite via Google Earth
Composição e edição por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124