BRIGADAS DE AL-QASSAM USAM "DRONE" DE 6 MOTORES COM MUNIÇÃO ANTI-CARRO DE CARGA DUPLA


Israel
15 de Outubro de 2023

Plataforma de arma anti-carro, afecta às Brigadas de al-Qassam ("كتائب القسام"), o braço armado do Hamas ("حماس"), a 15 de Outubro de 2023, em Israel, composta por uma aeronave não tripulada de seis motores, DJI Matrice 600, com uma munição de produção local, uma versão da PG-7VR, de alto-explosivo anti-carro de carga dupla (normalmente usada como munição de um lançador RPG-7), transportada e projectada à vertical.

Trata-se da mesma tipologia de plataforma documentada pelas Brigadas de al-Qassam, em vídeo, a 7 de Outubro de 2023, https://fb.watch/nJ08g1F2FD/ , aquando do ataque a um carro de combate Merkava Mark 4 das Forças de Defesa de Israel (IDF), no início da operação "Enchente de Al-Aqsa"("طوفان الأقصى").

A munição aqui presente trata-se de um dos mais recentes desenvolvimentos e construção local por parte do Hamas para equipar as suas Brigadas de al-Qassam. Inspirada na munição de carga-dupla PG-7VR, de 105mm, que municia o RPG-7, temos aqui uma versão local, que corresponde a uma evolução da munição de carga-dupla "Tandem 85", de 85mm, em produção pelo Hamas desde 2014. Esta representa, por seu turno, um patamar de desenvolvimento da sua plataforma de arma e munições "al Yassin" ("ياسين"), inspirada originalmente na plataforma RPG-2, desenhada por Adnan al-Ghoul ("عدنان الغول") e em produção pelo Hamas desde 2004. A designação é um referência honorífica ao "Sheikh" Ahmed Yassin ("أحمد ياسين"), fundador do Hamas, morto pelas Forças de Defesa de Israel a 22 de Março de 2004.

Popular como plataforma de cinematografia profissional, o "drone" DJI Matrice 600 tem uma diagonal de 1,1 metros (1,7 metros com os rotores e braço de GPS estendidos) e um peso base de 9,1 a 9,6 kg (com baterias TB47S ou TB48S), podendo descolar com um peso total de 15,1 kg, ou seja com capacidade para um "paylod" de cerca de 6 kg. Dotado de 6 motores, consegue voar a uma altitude máxima de 2 500 metros e com um janela de operação, carregado, em torno dos 16 minutos. Pode ser controlado, na configuração de fábrica, a uma distância de 5 km, alcançando uma velocidade máxima de 18 metros por segundo (65 km/h).

Foto via OSIN

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"