Mísseis "Hellfire" no convés do porta-aviões USS Harry S. Truman a operar no Atlântico


Oceano Atlântico
19 de Novembro de 2024

Mísseis AGM-114 "Hellfire" no convés do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75) da classe Nimitz da Marinha dos Estados Unidos, em operação no Oceano Atlântico, a 19 de Novembro de 2024. A marcação "Warning" que consta na lateral, em letras maiúsculas amarelas, tem abaixo uma indicação expressa de que dado o peso de 45 kg (99 libras), o mesmo deve ser erguido por 2 pessoas. As três marcações em anel amarelo em torno do corpo do míssil denotam estar o mesmo armado com ogiva explosiva (marcações azuis denotariam uma carga inerte, de treino). A secção dianteira, com o sistema de orientação, está aqui coberta por tampa protectora em cor amarela.
Estes "Hellfire" podem armar, em contexto embarcado, os MH-60R/S Seahawk da Marinha dos Estados Unidos, até um máximo de 8 mísseis em suportes quádruplos M299, um sob cada "asa"; ou os helicópteros AH-1Z "Viper" do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), até um máximo de 16 mísseis em 2x2 suportes M299 sob cada uma das "asas".
O "Hellfire" (acrónimo de "HELiborne, Laser, FIRE and Forget Missile"), produzido pela Lockheed Martin e ao serviço desde inícios da década de 1980, tem uma massa de 45 kg, um comprimento de 1,7 metros e um diâmetro de 178 mm. Guiado por laser semi-activo, disparado a partir de aeronaves de asa fixa e rotativa, tem um alcance operacional de 8 a 11 km, podendo visar objectivos como navios, blindados ou edificações fortificadas.
Quatro dias depois deste registo, a 23 de Novembro de 2024, o porta-aviões USS Harry S. Truman navegava ao largo da costa de Portugal Continental, onde seria visitado por autoridades civis e militares da República Portuguesa, transportadas via aeronave Grumman C-2A Greyhound (162164/57), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/11/porta-avioes-uss-harry-s-truman-da.html .
Foto por Natalia Thoen | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA