F/A-18E "Super Hornet" com depósito para prestar re-abastecimento prepara-se para descolar de porta-aviões no Pacífico


Oceano Pacífico 28 de Novembro de 2024
Operações sobre o convés de voo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70), da classe Nimitz da Marinha dos Estados Unidos, a 28 de Novembro de 2024, no Oceano Pacífico, preparando a descolagem de um F/A-18E "Super Hornet" do "Strike Fighter Squadron" (VFA-192), alcunhados de "Golden Dragons".
Na posição central, sob a fuselagem, com a marcação "6", a vermelho, temos um depósito suplementar de combustível, correspondente a um A/A42R-1 "Buddy", destinado a permitir que esta aeronave possa re-abastecer outras. Pela retaguarda deste depósito tem lugar a projecção da mangueira (e respectivo "cesto") que permitirá à outra aeronave obter re-abastecimento em voo. Na secção frontal, visível na foto, temos uma distintiva turbina de 4 pás ("Rotating Ram-Air Turbine", RAT), destinada a assegurar, de forma autónoma, a produção de energia (28 volts DC) para o sistema de bombagem de combustível e de recolha da mangueira. Este depósito tem uma capacidade de 300 galões (1 135 litros), podendo bombear os mesmos a cerca de 180 galões (680 litros) por minuto, ou seja, menos de 2 minutos no total da operação.
Desenvolvido originalmente na década de 1970 pela empresa californiana Sargent Fletcher (produzido e desenvolvido actualmente pela multinacional americana Eaton), este equipamento tem no seu histórico de serviço várias aeronaves da Marinha dos Estados Unidos, designadamente, além do F/A-18 Hornet, MQ-25 Stingray ("drone" de re-abastecimento), o S-3 Viking, o EA-6 Prowler, o A-7 Corsair II, o A-6 Intruder e o A-4 Skyhawk.











Foto por Nate Jordan | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"). Diagrama via OSINT. Modelo 3D via RES/KIT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA