F-16 israelita armado com mísseis de ataque ao solo "Rampage" prepara-se para sair em missão de ataque sobre o Iémen
Israel
19 de Dezembro de 2024
Aeronave F-16I "Sufa" (816) da 201.ª Esquadra - "The One" da Força Aérea de Israel, em preparativos finais para, integrado numa força alargada, participar numa missão de ataque sobre vários objectivos no Oeste do Iémen, a 19 de Dezembro de 2024, a cerca de 2 000 km a Sudeste da sua base, em Ramon, no Sul de Israel. Está aqui armado, ao lado dos depósitos de combustível adicionais sob as asas, com dois mísseis ar-terra "Rampage". À direita, na foto, podemos observar, na extremidade da asa, um míssil ar-ar de médio alcance, guiado por radar, AMRAAM.
Desenvolvido pela israelita Elbit System, e ao serviço desde 2018, o "Rampage" é um míssil ar-terra com uma massa de 580 kg, um comprimento de 4,6 metros e um diâmetro de 306mm, sendo guiado por inércia (INS) e por satélite (GPS), compreendendo sistema de mitigação de contra-medidas e "data link" que lhe permite receber actualizações em voo. É armado com um ogiva, de 150 kg, em variante de uso geral ou de penetração. Tem um alcance operacional de 150 a 250 km, com uma velocidade máxima de Mach 1.0 a Mach 1.6
Este modelo do F-16, "Sufa" ("Tempestade"), corresponde a uma variante modificada com requisitos e equipamentos de Israel, a partir da plataforma base do F-16 D (Block 50 e 52), especialmente vocacionada para ataque ao solo. O F-16 I tem uma arquitectura bilugar com um piloto e um especialista de sistemas de armas, tendo as primeiras unidades entrado ao serviço da Força Aérea de Israel em 2004. Recebeu, entre outros melhoramentos, novos aviónicos e sistemas de contra-medidas (com alteração da secção superior da fuselagem para os receber) e uma nova arquitectura e dimensionamento de depósitos adicionais de combustível.
Foto via Forças de Defesa de Israel (IDF, "Israel Defense Forces")
Comentários