Bombardeiro estratégico norte-americano e sua escolta em operação sobre a Península Arábica


Península Arábica
15 de Dezembro de 2024

B-52H "Stratofortress" da Força Aérea dos Estados Unidos, escoltado por aeronaves F-15E "Strike Eagle" (apoiadas por reabastecedores KC-135 "Stratotanker"), em operação sobre a Península Arábica, a 15 de Dezembro de 2024. Este B-52H integra uma força de seis unidades destacadas pela Força Aérea dos Estados Unidos, da sua "5th Bomb Wing", alcunhados "The Warbirds" ("Os Pássaros de Guerra"), aqui sob a responsabilidade do CENTCOM, que foram destacados a 2 de Novembro de 2024 para a Base Aérea de Al Udeid ("قاعدة العديد الجوية"), a 27 km a Sudoeste do centro de Doha, capital do Qatar, após viagem transatlântica desde a Base Aérea de Minot, no North Dakota, EUA. Al Udeid dista menos de 300 km da costa do Irão, a Nordeste, no Golfo Pérsico, e cerca de 1 300 km de Sana'a ("صنعاء‎"), a Sudoeste, a capital do Iémen.

Sob a sua asa direita, na posição entre os motores, podemos observar um "pod" AN/AAQ-33 "Sniper Advanced Targeting Pod" (ATP) do fabricante Lockheed Martin, dotado de sensores electro-ópticos de alta-definição, FLIR ("Forward-Looking InfraRed"), apontador laser, registo de vídeo e metadados, e sistema integrado de identificação e seguimento de alvos aéreos e terrestres. Foi usado pela primeira vez com munição real por um B-52 em 2013, alcançando aí a sua certificação operacional. Na posição sob as asas mais próxima da fuselagem podemos observar os suportes de armamento exterior de tipologia HSAB ("Heavy Stores Adapter Beam") que, acrescendo à capacidade interna de 12 toneladas ( 27 000 libras), permitem transportar até 9 cargas cada um, até 4 toneladas ( 9 000 libras), compreendendo bombas convencionais ou guiadas bem como mísseis de cruzeiro.

O CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).

O B-52H é um bombardeiro estratégico propulsionado por oito motores Pratt & Whitney TF33-P-3/103, sustenta uma velocidade máxima de 1 050 km/h (em cruzeiro, 819 km/h), com um alcance de 14 200 km e um tecto de altitude de 15 000 metros. Tem um comprimento de 48,5 metros, uma envergadura de asa de 56,4 metros e um peso máximo à descolagem de 221 toneladas. É tripulado por 5 elementos (piloto, co-piloto, especialistas de sistemas de armas, de navegação e de guerra-electrónica), podendo transportar até 32 toneladas de diferentes combinações de bombas e mísseis. Está equipado com sistemas de auto-protecção anti-míssil, plataformas digitais de comando e controlo, sistemas de comunicações e electro-ópticos de gestão de alvos e de reconhecimento. Com origens históricas em 1952, a plataforma B-52H conta com um total histórico de 102 unidades construídas pela Boeing, estando actualmente disponíveis 76 unidades (58 afectas à "2nd Bomb Wing" e "5th Bomb Wing" e 18 à "307th Bomb Wing", reserva). Das unidades activas, 46 estão aptas ao uso de armas nucleares e 30 apenas a armas convencionais.

Foto por Sargento Gerald R. Willis | Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO