Ofensiva do movimento HTS contra o regime da República Árabe da Síria


Hama, Síria 
6 de Dezembro de 2024

Viatura táctica ligeira blindada 4x4 "Al Mokhtar", sobre chassis Toyota Land Cruiser, afecta às forças do movimento sunita Hay'at Tahrir al-Sham (HTS), "هيئة تحرير الشام" (em Português, "Organização para a Libertação do Levante"), sobre a auto-estrada M5, no início do troço de 45 km interligando Hama ("حماة") a Homs ("حمص"), na Síria, geo-referenciação 35.122140761780486, 36.79278167902511 , ref. https://maps.app.goo.gl/FJCytcJQqvYXUuKA7 , a 6 de Dezembro de 2024.

Após uma ofensiva iniciada a 27 de Novembro de 2024, o HTS toma Aleppo (a segunda maior cidade da Síria) a 1 de Dezembro de 2024; Hama (a terceira maior) a 5 de Dezembro de 2024; e Homs (a quarta maior) a 8 de Dezembro de 2024. Nas primeiras horas de 8 de Dezembro, 12 dias após o início da ofensiva, forças avançadas do HTS alcançavam o subúrbio de Barzeh da capital Damasco.

Com ataques em simultâneo da região Sul, por parte do movimento Ghurfat al-‘Amaliyyat al-Janubiyya ("غرفة العمليات الجنوبية"), em Português "Grupo de Operações Sul", tem lugar a queda da capital, a 8 de Dezembro de 2024, com abandono do país por parte de Bashar al-Assad, líder da República Árabe da Síria desde Julho de 2000.

A expressão árabe "Al Mokhtar" ("المختار") significa "o escolhido", tratando-se de viaturas preparadas de forma standardizada pelo movimento HTS a partir da região de Idlib ("إدلب"), no Noroeste da Síria, junto à fronteira com a Turquia. De notar a presença, na secção frontal da cobertura, de uma "enclosure" protegendo e suportando uma camara. Logo abaixo consta a expressão Al-Karrar ("الكرار") que significa "o atacante", "aquele que ataca repetidamente em combate" (e que designa também uma série das mesmas viaturas tácticas blindadas).
Foto por Izettin Kasim

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA