Preparação de bombas guiadas de penetração para F/A-18 da Marinha dos Estados Unidos para missão de ataque sobre o Iémen


Mar Vermelho 
21 de Dezembro de 2024

Preparação de bombas guiadas de penetração JDAM GBU-31(V)4/B de 957 kg (2 110 libras) para armarem aeronaves F/A-18 "Super Hornet" da Marinha dos Estados Unidos, a operarem a partir do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75), no Mar Vermelho, para missão de ataque sobre objectivos no Oeste do Iémen, a 21 de Dezembro de 2024. Este porta-aviões largou de Norfolk, na Virgínia, EUA, a 23 de Setembro de 2024, desenvolveu acções em contexto NATO no Atlântico Norte em Outubro e Novembro de 2024 e, após passagem ao largo da costa continental Portuguesa, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/11/porta-avioes-uss-harry-s-truman-da.html , deu entrada no Mediterrâneo e, cruzando o Canal do Suez, entra no Teatro de Operações do Mar Vermelho a 14 de Dezembro de 2024, onde opera actualmente sob a égide do US CENTCOM.
O CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
A JDAM GBU-31(V)4/B é composta por de uma bomba convencional de penetração BLU-109 à qual é aplicado um "kit" JDAM ("Joint Direct Attack Munition") para transformação em bomba guiada GBU ("Guided Bomb Unit") 31. O "kit" JDAM, desenvolvido pela Boeing em colaboração com a Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos (e ao serviço desde 1999), acrescenta uma estrutura de cauda com aletas que, incluindo equipamento de navegação por inércia e por GPS, permitem a sua libertação até cerca de 25 km do alvo e conseguem uma precisão de 5 metros.
As BLU-109 (A/B), com 907 kg de massa (2 000 libras), têm 2,4 metros de comprimento, um diâmetro de 370 mm, e uma carga de alto-explosivo (Tritonal ou PBXN-109) de 240 kg. Conseguem, graças à sua estrutura reforçada, em aço de 1 polegada (25mm) de espessura, penetrar blocos de betão armado até 1,8 metros de espessura. Equipadas com espoletas FMU-143, a detonação apenas tem lugar após penetração das camadas reforçadas do objectivo.
A cobertura rugosa de cor cinza clara que podemos observar, aplicada ao exterior da bomba, corresponde a uma protecção térmica de resistência ao fogo, um requisito operacional no contexto da Marinha dos Estados Unidos, por forma a mitigar os riscos de explosão em caso de incêndio a bordo.
De notar a codificação cromática do vestuário dos diferentes especialistas que operam nos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos - com o vermelho a corresponder aos dedicados à operação com munições, explosivos e ao socorro a incidentes e combate a incêndios.



Fotos via US CENTOM

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