"Drone" naval ucraniano abate helicóptero Mi-8 das forças russas com míssil guiado por infra-vermelho
Mar Negro, Península de Tarkhankut, Crimeia, Ucrânia
31 de Dezembro de 2024
Derrube de um helicóptero Mi-8 das Forças Armadas das Federação Russa sobre o Mar Negro, ao largo da Península de Tarkhankut ("Тарханкутський півострів") no Noroeste da Crimeia, Ucrânia, a 31 de Dezembro de 2024, com míssil guiado por infra-vermelho R-73 "Sea Dragon" disparado a partir de "drone" naval (USV) Magura V5, operado pelo "Grupo 13" da Direcção Geral dos Serviços de Informações ("Golovne Upravlinnya Rozvidky", GUR | "Головне управління розвідки", ГУР) do Ministério da Defesa da Ucrânia. Aos 51 segundos do vídeo podemos observar o impacto sobre as águas do Mar Negro do Mi-8 abatido. Um segundo Mi-8 é atingido, aos 65 segundos do vídeo, mas consegue prosseguir regressando à sua base.
A plataforma original Magura V5 está referenciada desde Novembro de 2022 pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia ("Міністерство цифрової трансформації України, Мінцифра"), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/11/detalhes-de-drone-naval-ucraniano.html , e apresentadas internacionalmente no certame "Defense Industry Fair (IDEF) em Julho de 2023, em Instambul, na Turquia. São embarcações não tripuladas com 5,5 metros de comprimento, deslocando cerca de 1 tonelada, com um alcance operacional de até 800 km e uma janela de operação de 60 horas, com um velocidade máxima de 42 nós (em cruzeiro, 22 nós). Conta com navegação automatizada por inércia, por GPS e por controlo visual manual com 3 camaras de alta definição. Apresentam um custo de produção de cerca de 250 mil EUR. Em configuração dita "kamikaze", transportava, na sua primeira versão, uma ogiva de alto-explosivo de 200 kg. Numa das configurações da versão mais recente, surge equipada com até 2 mísseis de defesa anti-aérea, tendo sido antes referenciada, em Maio de 2024, em combate com helicópteros das forças russas, disparando os mesmos, mas sem sucesso.
O míssil R-73 (Р-73; designação NATO, AA-11 "Archer") corresponde originalmente a um sistema de armas ar-ar, equipando aeronaves como o MiG-29 ou o Su-27, com um alcance de até 15 km, armado com ogiva de 7.4 kg de alto-explosivo de fragmentação e equipado com sensor de infra-vermelho com um varrimento de 40 até aos 75 graus (última versão). Foi aqui preparado para uso a partir de uma plataforma naval, recebendo em tal contexto o cognome "Sea Dragon" ("Dragão do Mar") por parte das Forças Ucranianas. É projectado a partir das mesma calhas usadas em aeronaves, montadas aqui em posição invertida.
"Magura" ("Ма́ґура") corresponde, na mitologia eslava, a uma valquíria, filha de Perun ("Перýн"), Deus do raio, do trovão, da guerra e dos guerreiros. É a expressão que designa, também do romeno "mắgură", uma montanha isolada, tida como símbolo de conquista e esforço e com ritos de passagem associados a provas nos Montes Cárpatos (a cadeia montanhosa mais elevada da Ucrânia, na região Sudoeste, e que alcançam os 2 061 metros). É também, no contexto das Forças Armadas da Ucrânia, a alcunha da sua 47.ª Brigada Mecanizada Independente ("47-ма окрема механізована бригада", 47 ОМБр).
Vídeo via Direcção Geral dos Serviços de Informações ("Golovne Upravlinnya Rozvidky", GUR | "Головне управління розвідки", ГУР) do Ministério da Defesa da Ucrânia
Desenho por Covert Shores, H I Sutton
R-73, AA-11 "Archer"
R-73 com suporte em posição verticalmente invertida
Comentários