Aeronave de reconhecimento táctico da Marinha da Federação Russa acompanhada sobre o Mar Báltico por F-35 da Força Aérea Holandesa


Báltico
6 de Dezembro de 2024

Aeronave F-35A Lightning II, F-015, da Força Aérea da Holanda, em destacamento NATO, a operar em nível de "Quick Reaction Alert" (QRA), a acompanhar uma aeronave de reconhecimento táctico Sukhoi Su-24MR (designação NATO "Fencer E") do 98.º Regimento Independente Misto (81636) da Frota do Norte da Marinha da Federação Russa, no Teatro de Operações do Báltico, a 6 de Dezembro de 2024. Sob a secção central da fuselagem do Su-24MR podemos observar um "pod" equipado com plataforma de recolha de informações electrónicas.
Neste mesmo dia, os F-35A holandeses foram activados por duas vezes, em contexto de aproximação de aeronaves não identificadas, sem resposta ao controlo aéreo e sem rotas anunciadas previamente, resultando na identificação e acompanhamento, na primeira saída, a uma aeronave de transporte Antonov An-72 (número 42) e a este Su-24MR de reconhecimento e, na segunda, a uma aeronave Ilyushin Il-20, de recolha electrónica de informações.
O Sukhoi Su-24MR ("Су-24МР") é uma aeronave de reconhecimento táctico, derivada da plataforma bimotor, de asas de geometria variável e bilugar do bombardeiro Su-24, podendo realizar recolha de informações até um máximo de 400 km. Trata-se de uma plataforma não combatente, desprovida de sistemas de armas (tendo sido removido o próprio canhão automático da plataforma base), podendo ser armado com 2 mísseis ar-ar, R-60 (curto-alcance, infra-vermelho), para auto-defesa. Tem um alcance operacional de 1 315 km a que podem acrescer 440 km se equipado com depósito adicional de 3 000 litros, visível na foto, em primeiro plano, sob a asa esquerda (podendo transportar até dois).
O seu sufixo MR corresponde a "Modifikatsiya Razvedchik" ("Модификация Разведчик"), lit. "Modificação Reconhecimento". Está equipado com radar SLAR ("Side Looking Airborne Radar") M-101 "Shtyk" (no nariz) e radar TF/RO ("Terrain Following / Radar Obstacle Avoidance") Relyef, com sistema RWR ("Radar Warning Receiver) e camaras de registo fotográfico e vídeo, com suporte infra-vermelho (panorâmica AFA AP-402M, video AIST-M, oblíqua A-100). Pode, modularmente, equipar diferentes "pods" com plataformas de recolha de informações electrónicas. Com 130 unidades construídas de 1983 a 1993, e alvo de modernização, a Federação Russa contava em 2021 com um inventário de 6 a 7 dezenas de unidades na Força Aérea e 1 dezena de unidades na Marinha.
A Força Aérea da Holanda projectou um destacamento de 4 aeronaves F-35A, sob comando do Tenente-Coronel Pascal "Smiley" Smaal, para a Base Aérea de Ämari, na Estónia, a partir da qual operam, em contexto "NATO Baltic Air Policing", desde 1 de Dezembro de 2024 e onde se manterão até 31 de Março de 2025. Esta força holandesa opera aqui em nível de "Quick Reaction Alert" (QRA) que corresponde a garantir a capacidade de 2 aparelhos estarem em voo numa janela máxima de 15 minutos após activado o alerta. Ämari dista cerca de 350 km, de São Petersburgo, a Leste, a segunda maior cidade da Federação Russa.
A Holanda conta com 40 unidades F-35A Lightning II no inventário da sua Força Aérea de um total de 52 unidades encomendadas (37 em 2013; e 15 em 2019). Em Setembro de 2024 o Governo da Holanda indicou pretender encomendar mais 6 unidades, elevando o agregado para 58 unidades.
Foto via Ministério da Defesa ("Ministerie van Defensie") da Holanda

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