Operações Especiais da Marinha Portuguesa saltam sobre mar com embarcação semi-rígida a partir de KC-390
Sines, Portugal
10 de Dezembro de 2024
A operarem a partir de aeronave KC-390 (26901) da Força Aérea Portuguesa (FAP), uma dezena de operacionais do Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha Portuguesa foram projectados em salto de abertura manual sobre o mar, acompanhados de uma embarcação semi-rígida, a cerca de 10 milhas náuticas a Noroeste de Sines, Portugal, ao início da tarde de 10 de Dezembro de 2024.
Após entrada na água, este operacionais foram recolhidos pelo grupo de botes da Unidade de Meios de Desembarque (UMD) dos Fuzileiros, a operar naquele ponto a partir do navio patrulha oceânico NRP Sines (P362). Foram acompanhados por paraquedistas da Companhia de Precursores Aeroterrestres (CPrecs) do Batalhão Operacional Aeroterrestre (BOAT) do Exército.
Tratou-se aqui da primeira vez que a Marinha Portuguesa projectou operacionais para o mar através de paraquedas de abertura manual. Antes, a 10 de Setembro de 2024, sobre o Campo de Tiro de Alcochete, operacionais do DAE, acompanhados também por elementos da Companhia de Precursores Aeroterrestres (CPrecs), executaram salto a 3 000 metros a partir de helicóptero Super Lynx MK95A (19202, 497CBD) da Marinha Portuguesa, certificando pela primeira vez esta sua plataforma no contexto de lançamento de pessoal em Saltos de Abertura Manual (SAM), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/09/saltos-de-abertura-manual-3-000-metros.html .
Comentários