Paraquedistas belgas em treino de alto-intensidade na Dinarmaca com viaturas LLTV sobre "chassis" UNIMOG


Oksbøl , Dinamarca
Outubro de 2024

Operacionais do 3.º Batalhão de Paraquedistas ("3ème Bataillon de Parachutistes", 3Para), das Forças Armadas Belgas, com viaturas tácticas ligeiras de transporte Jankel LTTV, no decurso do exercício de alta-intensidade "Yellow Condor", em Oksbøl, na Dinamarca, em Outubro de 2024.
Na posição dianteira, na cabina, a partir da posição oposta à do condutor, com janela rebatida, está armada com metralhadora média MAG ("Mitrailleuse d'Appui Général"; literalmente, "Metralhadora de Apoio Geral") do fabricante belga FN Herstal, em calibre 7.62×51mm NATO, com óptica ELCANC C79 de 3.4x28mm; e, em posição central elevada, com metralhadora pesada em calibre 12.7x99mm NATO, com óptica "red dot" MGS-I e ampliador 3x. Na posição dianteira, sobre o guincho instalado no pára-choques, está uma plataforma do sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land"), equipada com 5 lançadores de cargas de 40x280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro - com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas).
Assentes sobre "chassis" Mercedes-Benz UNIMOG U5000 4x4, as viaturas tácticas ligeiras ligeiras de transporte LLTV ("Light Tactical Transport Vehicles") do preparador britânico Jankel Armouring Limited, adquirido em Junho de 2024 pela britânica NP Aerospace, têm 6,5 metros de comprimento, 2,49 metros de largura e 3,5 metros de altura, com um peso bruto de 12 toneladas e podendo suportar um "payload" na ordem das 3 toneladas. É propulsionada por um motor OM 924 LA de 4 cilindros e 4.8 litros, com 218 hp, com um depósito de 180 litros de combustível e uma autonomia operacional na ordem dos 850 km.
As janelas dianteiras, com vidro de protecção balística, são rebatíveis individualmente, e toda a viatura pode, de forma modular, retirar e colocar secções de protecção balística em função do perfil de missão (bem como as portas da cabina) - adequando-se desde o transporte táctico padrão às operações especiais e à logística. Contam com suportes para armamento nas secções dianteiras (na cabina), central (com rotação 360°) e traseira.
Em 2018 a Bélgica encomendou um total de 199 viaturas LLTV, repartidas por 167 na configuração de transporte e operações especiais, 24 como módulos logísticos e 8 como ambulâncias. A aceitação técnica teve lugar em 2021 e as primeiras unidades foram entregues em 2022, com um total de 112 completas em 2024.





Fotos por Michiel Peeters



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