Força Aérea Portuguesa acompanha cargueiro da Federação Russa transportando gruas móveis portuárias ao largo da costa continental de Portugal
20 de Dezembro de 2024
Oceano Atlântico, Portugal
Acompanhamento por aeronave P-3C CUP+ "Orion" (14808, 497C98), callsign "ORIO01", da Esquadra 601 - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa (FAP), ao largo da costa continental de Portugal, a 20 de Dezembro de 2024, ao navio cargueiro da Federação Russa "Ursa Major" ("УРСА МАЙОР", IMO 9538892), construído em 2009, de 12 600 toneladas e 142 metros. Destaca-se o transporte de duas gruas de grandes dimensões do fabricante alemão Liebherr, da respectiva gama móvel portuária LHM ("Liebherr Harbor Mobile").
Proveniente de São Petersburgo (Federação Russa), no Báltico, de onde largou a 11 de Dezembro de 2024, navegou pelo Canal da Mancha de 16 para 17 de Dezembro de 2024, e seguiu pelo interior do Golfo da Gasconha, vindo a cruzar ao largo de Caminha (a 42 milhas náuticas da costa portuguesa) cerca das 19:00 UTC de 19 de Dezembro de 2024 (2 horas após o Pôr do Sol das 17:06 UTC). Navega actualmente, pelas 15:31 UTC de 21 de Dezembro de 2024, a 10,5 nós, com rumo 89.4° (Este), a cerca de 24 milhas náuticas a Leste de Tarifa (Andaluzia, Espanha), preparando-se para cruzar Gibraltar.
Indica no seu AIS ("Automatic Identification System") como tendo por destino o porto de Vladivostok, na costa do Pacífico da Federação Russa, mas poderá ter como destino efectivo o porto de Tartus ("طَرْطُوس"), na Síria, para apoio à retirada em curso de meios militares russos, ou, de tal decorrente, a usar as gruas transportadas para infra-estruturar ou expandir capacidade de operação num dos porto do leste Líbio, como seja Benghazi ("بنغازي").
O "Ursa Major" é detido e operado pela SC-South LLC da Oboronlogistics LLC, detida pelo Ministério da Defesa da Federação Russa. Esta operadora logística, fundada na Federação Russa em 2011, opera regularmente transporte marítimo de material militar russo no Mediterrâneo (Síria), no Mar Negro (Crimeia) e no Báltico (Kaliningrad). Este navio está referenciado na lista de navios sob sanções da OFAC ("Office of Foreign Assets Control") dos EUA, bem como na lista de activos sob sanções da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Suíça e Austrália.
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