Pelotão de Carros de Combate do Exército Português em aprontamento para rotação da Força Nacional Destacada na Eslováquia
Campo Militar de Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
Novembro de 2024
Leopard 2A6 do Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pelo Tenente-Coronel Gomes Fazenda, da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, afectos ao 2.º Pelotão de Carros de Combate, em aprontamento (Exercício RINO 244) em inícios de Novembro de 2024, no Campo Militar de Santa Margarida (Constância, Santarém), para, em inícios de 2025, procederem à rotação da 1.ª Força Nacional Destacada do Pelotão de Carros de Combate do Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK), 1ªFND/SVK.
Este exercício permitiu treinar e certificar o pelotão em contextos técnicos e tácticos, com o planeamento e execução de uma operação ofensiva e de alta intensidade, compreendendo a execução de fogos reais.
A 1.ª Força Nacional Destacada de carros de combate do Exército Português, projectada por via marítima, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/07/embarque-de-carros-de-combate-leopard.html , e terrestre, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/07/pelotao-de-carros-de-combate-leopard-do.html , está, desde Julho de 2024, aquartelada em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia. A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária.
O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador). O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à BrigMec, sediada em Santa Margarida, comandada actualmente, e desde 8 de Janeiro de 2024, pelo Brigadeiro-General Luís Miguel Afonso Calmeiro. Foram adquiridas 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de "spares").
Fotos via Brigada Mecanizada (BrigMec)
Comentários