Navio cargueiro da Oboronlogistics LLC do Ministério da Defesa Russa afunda-se no Mediterrâneo a 68 milhas náuticas do porto Espanhol de Cartagena


Mediterrâneo Ocidental
23 de Dezembro de 2024

O cargueiro "Ursa Major" ("УРСА МАЙОР", IMO 9538892) detido e operado pela Oboronlogistics LLC, uma companhia do Ministério da Defesa da Federação Russa, afundou-se a 23 de Dezembro de 2024, no Mediterrâneo Ocidental, geo-referenciação 36.458333, -0.890667 , ref. https://maps.app.goo.gl/GxtTzE9edGCfEh2e9 , a 54 milhas náuticas a norte do porto argelino de Orão ("وهران"), e a 78 milhas náuticas a Sul do porto espanhol de Cartagena.
O afundamento foi confirmado oficialmente pelas Autoridades de Espanha, por "radioaviso" do respectivo "Salvamento Marítimo", ref.ª NR-2872/2024, de 23 de Dezembro de 2024, indicando como hora de afundamento as 23:22 UTC e a posição em 36°27.50'N, 000°53.44'W . Foram resgatados 14 dos seus 16 tripulantes (2 são dados como desaparecidos) e transportados pelos "Salvamar Draco" (MMSI: 225993950), de 21,5 metros e capaz de 38 nós, detido e operado pela "Salvamento Marítimo" de Espanha em contexto de busca e salvamento (SAR, "Search And Rescue"), para o respectivo porto de Cartagena.
O "Ursa Major" largou de São Petersburgo (Federação Russa), no Báltico, a 11 de Dezembro de 2024, tendo sido acompanhado pela Marinha e Força Aérea Portuguesas a 20 de Dezembro de 2024, navegando ao largo da costa continental de Portugal, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/12/forca-aerea-portuguesa-acompanha.html . Cruzou Gibraltar, a 12,8 nós, pelas 18:25 UTC de 21 de Dezembro de 2024, rumo a Leste. Pelas 10:08 UTC da manhã seguinte, a 22 Dezembro de 2024, e navegando até ali a uma velocidade média na ordem dos 13 a 14 nós, reduz a sua velocidade a metade, para 6,8 nós, e pelas 10:14 UTC navegava já a 2,8 nós e inicia uma padrão de aparente deriva. Prossegue com rumo Leste, a velocidades de 1 a 2 nós, e cerca das 07:00 UTC de 23 de Dezembro de 2024, ruma Sul, a menos de 2 nós, alcançando uma posição a cerca de 18 milhas náuticas mais a sul, cerca da qual se viria a afundar na noite de 23 para 24 de Dezembro de 2024.
Após a anomalia que o levou à redução de velocidade, e que conduziria ao seu afundamento, foi acompanhado pelo navio resgate e controlo de poluição "Clara Campoamor" (IMO 9338022), de 80 metros, do "Salvamento Marítimo" ("Sociedad de Salvamento y Seguridad Marítima", SASEMAR) de Espanha e pelo navio patrulha oceânico "Serviola", de 67 metros, com o número de amura P71 da "Armada" de Espanha. No local esteve ainda o cargueiro russo "Sparta" (IMO 9268710), também detido e operado pela Oboronlogistics LLC, que prosseguia na mesma rota. O "Clara Campoamor" permanece actualmente, pelas 11:09 UTC de 24 de Dezembro de 2024, em operação na zona do afundamento.
O "Ursa Major" transportava aqui duas gruas de grandes dimensões do fabricante alemão Liebherr, da respectiva gama móvel portuária LHM ("Liebherr Harbor Mobile"), modelo 420, de 371 toneladas cada (e podendo operar cargas atá 124 toneladas), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/12/navio-cargueiro-da-federacao-russa.html , que teriam como destino, indicado pelo operador Oboronlogistics LLC, o porto de Vladivostok (Federação Russa) na costa do Pacífico, para o plano de expansão do complexo portuário de Vladivostok iniciado em 2021. Transportava ainda, à ré daquelas, 2 componentes de 45 toneladas destinadas à estrutura de protecção dos dois reactores nucleares (RITM-400) do quebra-gelos russo da classe Project 10510, de 209 metros e 69 700 toneladas, em construção desde 2020 nos estaleiros da Zvezda, em Vladivostock, e a ser operado pela FSUE Atomflot (com data projectada anteriormente para 2030) com o nome de "Rossiya" (número estaleiro 056, IMO 9911238).
Este cargueiro é detido e operado pela SC-South LLC da Oboronlogistics LLC (com operações em Arkhangelsk, São Petersburgo e Vladivostok), detida pelo Ministério da Defesa da Federação Russa. Esta operadora logística, fundada na Federação Russa em 2011, opera regularmente transporte marítimo de material militar russo no Mediterrâneo (Síria), no Mar Negro (Crimeia) e no Báltico (Kaliningrad). Este navio está referenciado na lista de navios sob sanções da OFAC ("Office of Foreign Assets Control") dos EUA, bem como na lista de activos sob sanções da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Suíça e Austrália.




"Salvamar Draco" (MMSI: 225993950), de 21,5 metros e capaz de 38 nós, detido e operado pela "Sociedad de Salvamento y Seguridad Marítima" de Espanha operando no contexto de busca e salvamento (SAR, "Search And Rescue")

Fotos com navio adornado editadas por "Espada & Escudo" via vídeo OSINT. Foto da chegada a Cartagena de tripulantes resgatados por J.M. Rodríguez / AGM. Mapa de rota via VesselFinder



 




Vídeo via OSINT







"Radioaviso" do "Salvamento Marítimo" de Espanha, ref.ª NR-2872/2024, de 23 de Dezembro de 2024


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