Petroleiro "Eagle S" apresado pelas autoridades finlandesas sob suspeita de corte de cabo submarino de energia


Golfo da Finlândia 27 de Dezembro de 2024

Navio "Eagle S" (IMO 9329760), petroleiro de tipologia Panamax F1 de 74 mil toneladas e 229 metros, detido e apresado pelas autoridades finlandesas no Golfo da Finlândia pelas 00:28 (locais) na noite de 25 para 26 de Dezembro de 2024, recebe aqui helicóptero AS 332L1 "Super Puma" (OH-HVI, S/N 2341) dos Guardas de Fronteira ("Rajavartiolaitos", RAJA) da Finlândia, em operação pelas 16:28 (locais) de 27 de Dezembro de 2024. Detalhe da âncora em falta no ponto de bombordo e da estrutura e equipamentos de suporte à navegação e comunicações sobre o castelo.
O "Eagle S" está actualmente, pelas 10:40 UTC de 28 de Dezembro de 2024, a ser deslocado, por 2 pilotos locais, a 10 nós e com rumo 75° (E/NE), para o porto finlandês de Kilpilahti (Sköldvik), junto ao respectivo complexo industrial petroquímico, geo-referenciação 60.30978371249096, 25.55389646114326 , ref. https://maps.app.goo.gl/ZErQUynrGD62DA5q9 , a cerca de 36 km a Leste de Helsínquia, e a cerca de 25 milhas náuticas a Norte da actual posição do "Eagle S". Esta manobra, prevista e planeada pela Polícia Finlandesa, e visando permitir melhores condições técnicas e logísticas para as análises forenses em curso, decorre com o apoio do rebocador finlandês Ukko (IMO 9230244) e acompanhado em proximidade (menos de meia milha náutica) pelo Uisko, de 61 metros e 1 350 toneladas, e a maior distância (cerca de 25 milhas náuticas) pelo Turka, de 96 metros e 3 200 toneladas, dois navios patrulha oceânicos afectos aos Guardas de Fronteira ("Rajavartiolaitos", RAJA) da Finlândia.
Este petroleiro, com pavilhão das Ilhas Cook, detido por uma companhia com sede dos Emiratos Árabes Unidos e gerido por uma companha com sede na Índia, comandado pelo georgiano Davit Vadatchkoria e com uma tripulação de 26 elementos, largou a 25 de Dezembro de 2024 do porto de Ust-Luga ("Усть-Луга"), Leningrado, na Federação Russa, a 75 milhas náuticas a Oeste de de São Petersburgo, no Mar Báltico, indicando como destino Port Said, no Egipto, transportando 35 000 toneladas de gasolina sem chumbo. Percorreu cerca de 90 milhas náuticas, pelo Golfo da Finlândia, rumo a Oeste, navegando sobre o cabo submarino de energia "Estlink 2", com redução de velocidade e alterações de rumo, e seguindo até ao largo de Helsínquia, mais a Oeste, onde viria a ser detido pelas autoridades finlandesas sob suspeita de acção que conduziu a corte daquele cabo ao início da tarde, 12:26 (locais), de 25 de Dezembro de 2024, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/12/autoridades-policiais-e-de-fronteira-da.html .
As acções de investigação são lideradas por Robin Lardot, director da Polícia Criminal Central ("Keskusrikospoliisi") e por Ilkka Koskimäk, Comissário Nacional ("Poliisiylijohtaja") da Polícia ("Poliisi") da Finlândia, estando declarado perímetro de interdição (compreendendo espaço aéreo) em torno do "Eagle S".




Foto via Polícia ("Poliisi") da Finlândia. Detalhes via edição por "Espada & Escudo"






Via VesselFinder | 1156 UTC 28Dez2024
A tracejado, por "Espada & Escudo", rota projectada para o porto de Kilpilahti (Sköldvik)

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