KC-390 da Força Aérea Portuguesa em projecção de contra-medidas anti-míssil em exercício conjunto com fragata NRP D. Francisco de Almeida da Marinha Portuguesa


Oceano Atlântico, Portugal 17 de Dezembro de 2024

Aeronave KC-390 (26901, 497CDC) da Esquadra 506 – "Rinocerontes" da Força Aérea Portuguesa, a operar aqui com o callsign "BLAST10", ao largo do litoral Alentejano, a cerca de 55 milhas náuticas (100 km) a Oeste de Odeceixe, projecta contra-medidas anti-míssil ("chaff" e "flares") num treino de validação operacional desta componente da plataforma de auto-protecção da Elbit Systems que equipa a aeronave. O KC-390 descolou da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, cerca das 10:20 UTC de 17 de Dezembro de 2024, regressando à mesma pelas 15:16 UTC.
A solução integrada de SPS ("Self-Protection Suite") da Elbit Systems que equipa os KC-390 da FAP, compreende Sistema de Aviso de Radar e Laser, Sistema de Aviso de Mísseis guiados por Infra-Vermelho (IR), Sistema de Projecção de Contramedidas, Sistema Direccional de Contramedidas Infra-Vermelho (DIRCM) e Sistema Activo de Contra Medidas Electrónicas (AECM) - este sob a forma de de "pods" SPEAR AECM ("Active Electronic Counter Measures") instalados um sob cada asa.
Tratou-se, a decorrer de 17 a 18 de Dezembro de 2024, de um exercício conjunto com a Marinha Portuguesa, envolvendo a fragata NRP D. Francisco de Almeida (F334) da classe Bartolomeu Dias, sob comando do Capitão-de-fragata Paulo Santos Garcia, embarcando aqui especialistas do Centro de Guerra Electrónica (CGE) da FAP que, coordenados com os seus demais elementos a bordo, permitiram coordenar e aferir a acção.
Participou ainda um helicóptero EH-101 Merlin (19609, 497C09) da Esquadra 751 – "Pumas" da FAP, tendo, além da operação dos seus sistemas de auto-protecção, também com projecção de contra-medidas anti-míssil ("chaff" e "flares"), desenvolvido um treino de busca e salvamento e de resgate de elementos a bordo da fragata.









Fotos via FAP e via Marinha Portuguesa




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA