Navio cargueiro da Federação Russa transporta 2 gruas móveis portuárias de São Petersburgo, no Báltico, rumo a Vladivostok, no Pacífico


Leningrado e São Petersburgo, Federação Russa
2 a 9 de Dezembro de 2024

Duas gruas de grandes dimensões do fabricante alemão Liebherr, da respectiva gama móvel portuária LHM ("Liebherr Harbor Mobile"), modelo 420, de 371 toneladas cada (e podendo operar cargas atá 124 toneladas), são embarcadas, de 2 a 9 de Dezembro de 2024 a bordo do cargueiro "Ursa Major" ("УРСА МАЙОР", IMO 9538892), no porto de Ust-Luga, Leningrado, geo-referenciação 59.67604246026663, 28.40986997324517 , ref. https://maps.app.goo.gl/BQQMHuoErkmQgTSp7, a 75 milhas náuticas a Oeste de São Petersburgo, no Mar Báltico, tendo por destino o porto de Vladivostok ("Владивосток") na Costa do Pacífico da Federação Russa, destinando-se à expansão do respectivo terminal de carga.
Na lateral das gruas podemos observar a marcação do Porto Marítimo Comercial de Ust-Luga ("Морской торговый порт Усть-Луга"), correspondente a este porto da foz do Rio Luga, sobre o Golfo da Finlândia, um importante terminal ferroviário-marítimo de carvão, fertilizantes, petróleo e derivados, onde as mesmas aparentam ter estado afectas, servindo no terminal de carvão precisamente contíguo a este ponto de embarque.
O "Ursa Major", construído em 2009, de 12 600 toneladas e 142 metros, largou de São Petersburgo a 11 de Dezembro de 2024 e, antes de cruzar o Estreito de Gibraltar a 21 de Dezembro de 2024, foi acompanhado por meios da Marinha e Força Aérea Portuguesas, ao largo da respectiva costa continental, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/12/forca-aerea-portuguesa-acompanha.html . Navega actualmente, pelas 13:50 UTC de 23 de Dezembro de 2024, ao largo da Argélia.
O plano de expansão do complexo portuário de Vladivostok foi firmado em Setembro em 2021 aquando da realização, nesta cidade portuária da Federação Russa, da 6.ª edição do F"Eastern Economic Forum" (EEF), e compreende, a executar até 2030 e entre outros, a modernização das infra-estruturas de transferência de cereais, um novo terminal de carvão e um novo terminal de contentores de águas profundas na Baía de Sukhodol.
Este cargueiro é detido e operado pela SC-South LLC da Oboronlogistics LLC (com operações em Arkhangelsk, São Petersburgo e Vladivostok), detida pelo Ministério da Defesa da Federação Russa. Esta operadora logística, fundada na Federação Russa em 2011, opera regularmente transporte marítimo de material militar russo no Mediterrâneo (Síria), no Mar Negro (Crimeia) e no Báltico (Kaliningrad). Este navio está referenciado na lista de navios sob sanções da OFAC ("Office of Foreign Assets Control") dos EUA, bem como na lista de activos sob sanções da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Suíça e Austrália.



Em segundo plano temos o veleiro "Sedov" ("Седов"), IMO 7946356






Fotos via Oboronlogistics LLC (Federação Russa)





Vídeo "time lapse" dos procedimentos de carregamento via Oboronlogistics LLC (Federação Russa)





Logo da empresa do Porto Marítimo Comercial de Ust-Luga ("Морской торговый порт Усть-Луга")







Ponto de carregamento das gruas (2 a 9 de Dezembro de 2024). Via VesselFinder






Plano do Porto de Ust-Luga ("Усть-Луга"), Leningrado


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