Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa
Oceano Atlântico, Portugal Continental
20 de Dezembro de 2024
Os navios de transporte e assalto anfíbio "Ivan Gren" ("Иван Грен"), número de amura 010 (ex-135), navio da classe Project 11711 (em plano mais afastado na foto), e "Aleksandr Otrakovskiy" ("Александр Отраковский"), número de amura 031, navio da classe Project 775, ambos da Frota do Norte da Marinha da Federação Russa, foram acompanhados pela Marinha Portuguesa rumando a Sul, em trânsito pela Zona Económica Exclusiva (ZEE) ao largo de Portugal Continental, após haverem cruzado ao largo da costa Oeste da Galiza a 19 de Dezembro de 2024. Entretanto, cruzaram ambos o Estreito de Gibraltar cerca das 18:00 locais (17:00 UTC) do dia 22 de Dezembro de 2024, rumando ao Mediterrâneo Oriental, em apoio provável às operações russas em torno dos portos de Tartus, na Síria e/ou em Benghazi e Tobruk, no Leste da Líbia.
Foram ainda acompanhados, na mesma rota e no mesmo intervalo de cerca de 2 dias e meio, entre 19 e 22 de Dezembro de 2024, os cargueiros "Ursa Major" (IMO 9538892) e "Sparta" (IMO 9268710), ambos detidos e operados pela SC-South LLC da Oboronlogistics LLC - por sua vez detida pelo Ministério da Defesa da Federação Russa. Esta operadora logística, fundada na Federação Russa em 2011, opera regularmente transporte marítimo de material militar russo no Mediterrâneo (Síria), no Mar Negro (Crimeia) e no Báltico (Kaliningrad). Ambos cruzaram também, entretanto, o Estreito de Gibraltar.
A Marinha Portuguesa procedeu a este acompanhamento com o seu navio patrulha oceânico NRP Sines, número de amura P362, da classe Viana do Castelo, comandado pelo (OF-3) Capitão-tenente Vítor Silva Santos (que largou do Porto de Leixões, Matosinhos, após ter realizado outro acompanhamento a navios também da Federação Russa, de 15 a 17 de Dezembro, rumando a Norte) e a fragata NRP Álvares Cabral, número de amura F331, da classe Vasco da Gama, vísivel numa das fotos em primeiro plano, comandada pelo (OF-4) Capitão-de-fragata Caldeira de Carvalho.
O "Ivan Gren" foi lançado à água em 2004, pelos estaleiros de Yantar, em Kaliningrado na Federação Russa, e entrou em serviço a 20 de Junho de 2018, sendo o primeiro navio da sua classe Project 11711 (que conta com 2 navios construídos e ao serviço). Desloca 6 600 toneladas, com 135 metros de comprimento e 16,5 metros de boca. Sustenta uma velocidade máxima de 18 nós com um alcance operacional de 6 500 km. Com uma guarnição de 100 elementos, está armado com 1 plataforma AK-630M-2 de 30mm e 2 AK-630 de 30mm e com duas metralhadoras pesadas de 14,5mm. Está equipado com convés de voo e hangar com capacidade para 2 helicópteros Ka-29. Tem capacidade de transporte de até 13 carros de combate ou 2 a 3 dezenas de viaturas blindadas, e de até 300 militares equipados. Conta com doca alagada para projecção dos meios anfíbios embarcados.
O "Aleksandr Otrakovskiy" ("Александр Отраковский", número de amura 031), classe "Project 775", número de construção SDK-55, ao serviço da Frota do Norte da Federação russa desde 30 de Julho de 1978, desloca 4 000 toneladas, com um comprimento de 112 metros, uma boca de 15 metros e um calado de 4,3 metros. Tem uma velocidade máxima de 17 nós e um alcance operacional de 11 000 km. Com uma guarnição de 1 centena de elementos, está armado com 2 peças duplas AK-725 de 57mm e com 2 lançadores de foguetes múltiplos de 122mm, de 40 tubos, A-215 Grad-M. Pode transportar 10 carros de combate (ou mais de 20 viaturas blindadas) e 3 centenas de militares equipados - ou, como meio de transporte logístico, cargas para re-abastecimento de armas e munições.
Cargueiro "Ursa Major" (IMO 9538892) transportando 2 gruas portuárias móveis, gama LHM (fabricante alemão Liebherr)
Fotos via Marinha Portuguesa
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