Novo navio português de investigação oceanográfica lançado à água
Navio de investigação oceanográfica "Azores Ocean" (IMO 1041104), afecto ao Governo da Região Autónoma dos Açores (RAA), lançado à água a partir dos estaleiros Armón em Vigo, Comunidade Autónoma da Galiza, Espanha, pelas 17:00 (locais) de 18 de Dezembro de 2024, na presença do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro; da Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, em representação do Governo da República Portuguesa; e do Subchefe do Estado-Maior da Armada (EMA), o contra-almirante João Silva Pereira, em representação da Marinha Portuguesa.
Este navio é uma plataforma tecnológica, de operação oceânica, para capacitar a Região na exploração e monitorização do mar profundo no Atlântico Nordeste Central, no contexto da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do arquipélago. Com a referência de projecto de construção "V149", trata-se do 14.º navio oceanográfico construído por este estaleiro galego. Entre finais de 2025 e inícios de 2026, uma vez terminada a instalação de todos os equipamentos, acabamentos e primeiros testes operacionais de mar, viajará até à Região Autónoma dos Açores, percorrendo 945 milhas náuticas (1 751 km), sendo entregue no porto da Horta, na Ilha do Faial.
A construção do "Azores Ocean" pelos "Astilleros Armón" teve assentamento da quilha em Novembro de 2023, num projecto com um prazo máximo de execução contratada de 900 dias e um custo de 19 799 400,00 EUR, financiados no âmbito da componente C10-i04-RAA – Desenvolvimento do "Cluster do Mar dos Açores" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia (UE). O navio integra a iniciativa "Hub Azul Açores", no contexto alargado do desenvolvimento do "Cluster do Mar dos Açores", com o Tecnolopolo MarTec, a Escola do Mar dos Açores e com toda a Zona Livre Tecnológica (ZLT), baseados na Ilha do Faial. Esta iniciativa é tutelada pelo Governo da RAA com a coordenação principal sob responsabilidade da respectiva Secretaria Regional do Mar e das Pescas.
O navio tem 49,95 metros de comprimento e 10,5 metros de boca, sustentando uma velocidade máxima de 12 nós, com uma capacidade de combustível de 151 metros cúbicos e de 37 metros cúbicos de água doce, podendo alcançar até 4 000 milhas náuticas com uma autonomia de operação de 15 dias. Opera com uma tripulação base de 20 elementos, a que acrescem até 10 tripulantes técnicos e 10 tripulantes científicos. Compreende sala de aulas, laboratórios (seco e húmido) e centro de dados.
O "Azores Ocean" irá permitir a substituição do navio "Arquipélago" (H-44-ESJ), de 25 metros, ao serviço desde 1993 (e no final da sua vida útil), operado pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores (UAç), baseado na cidade da Horta, na Ilha do Faial.
Ao custo do novo navio enquanto plataforma operacional base, acrescem cerca de 6 milhões de EUR para os respectivos módulos científicos, compreendendo um módulo ROV ("Remotely Operated Vehicle", "Veículo [subaquático] Operado Remotamente") e um módulo de equipamento de arrasto, também financiados pelo PRR da UE, num investimento agregado de 25,8 milhões de EUR.
Comentários