Fogos reais de artilharia com plataforma auto-propulsionada M109A5 de 155mm do Exército Português


Campo Militar de Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
7 de Novembro de 2024

Obuses auto-propulsionados M109A5, de 155mm, em exercício de fogos reais do Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP), sob comando do Tenente-Coronel Sérgio Manuel Oliveira da Rocha, da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, a 7 de Novembro de 2024, no Campo Militar de Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal.
No detalhe das fotos podemos observar um projéctil de alto-explosivo de fragmentação M107, de carga suplementar, produzido pela espanhola "Fábrica de Municiones de Granada", com um comprimento na ordem dos 60 cm (com espoleta, 68 cm), com uma massa na ordem 42 kg, compreendendo uma carga de alto explosivo, TNT, na ordem dos 6.7 kg. Podemos observar também, na vertical, um "container" da carga de propelente M4A2. Esta tipologia de propelente é tipicamente composta por uma carga com cerca de 6 kg - repartidos por uma carga base e quatro cargas suplementares assimétricas (modulares), permitindo endereçar as zonas 3, 4, 5, 6 e 7 (resultando em maiores velocidades iniciais e alcance crescente, de 5 a 10 km para a zona 3, de 10 a 15 km para a zona 4, e por diante). Podemos observar ainda o cálculo de tiro sobre a Prancheta de Tiro no Posto Central de Tiro (PCT) da Bateria (Btr), onde está presente, ao centro, em metal, o Transferidor de Direcção e Distâncias (TDD), com o braço graduado de 50 em 50 m na escala 1/25000, e com numeração ao longo do arco (direcção e rumos); podemos observar ainda em baixo, e em cima, Esquadros de Coordenadas (escala 1/25000 e 1/50000). É visível o traçado da quadrícula de tiro, graduada em correspondência com a carta topográfica, colocada na vertical. Por baixo do TDD temos, de recorte circular, a Grade de Objectivos, sendo visível a marcação "E", vermelho, de "Esquerdas" e, oculta pelo braço do TDD, a marcação "D", azul, de "Direitas". É usada para determinar a Direcção e Distância, quando a localização do objectivo é feita por desvios métricos em relação a um ponto conhecido, permitindo transformar graficamente as localizações do objectivo e correcções do observador relativamente à Linha de Observação (ou outra).
O M109A5 é uma boca de fogo média de Artilharia de Campanha, autopropulsada, assente no veículo blindado M109A2. Construída pela "Ground System Division" da "United Defense LP" (EUA), tem um massa total de 25 toneladas, com um comprimento de 9 metros, uma largura de 3,15 metros, e uma altura de 3,28 metros. Esta armada com um obus de 155mm, M284, com um comprimento de tubo de 5 080 mm. Consegue projectar as suas cargas standard a 22 km, e até 30 km com as cargas assistidas por foguete. O M109A5 pode transportar até 36 munições. Está ao serviço do Exército Português desde 1981.





Fotos via Brigada Mecanizada (BrigMec)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA